JHC e Rodrigo Cunha aceleram obras e ampliam infraestrutura em Maceió
Seminfra lidera grandes obras e ações que ampliaram áreas de lazer, garantiram mais segurança em encostas e reforçaram serviços de drenagem e manutenção urbana em toda a cidade
Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o vice-prefeito Rodrigo Cunha tem conduzido ao lado do prefeito JHC grandes obras e ações que vêm transformando a paisagem urbana de Maceió e fortalecendo a presença do poder público nos bairros. Entre 2025 e março de 2026, a capital alagoana registrou avanços expressivos em obras estruturantes, manutenção urbana e criação de espaços de convivência para a população.
Entre as grandes obras que marcam esse período estão a duplicação da Avenida Durval de Góes Monteiro, uma das principais vias da parte alta da cidade, a construção da Linha Verde, novo corredor viário que vai melhorar a mobilidade entre importantes avenidas, além da requalificação de equipamentos históricos como o Mercado do Centro, o Mercado do Biu e o Mercado do Tabuleiro.
Também avançam projetos estruturantes como o Renasce Salgadinho, considerado um dos maiores programas de recuperação ambiental da cidade, e as obras de requalificação da Orla do Porto, que vão integrar ainda mais a região histórica de Jaraguá ao circuito turístico e de lazer de Maceió.
Para Rodrigo Cunha, os números refletem uma gestão comprometida com resultados concretos para a população.
“Nosso trabalho na Infraestrutura, ao lado do prefeito JHC, tem sido guiado por um compromisso muito claro: fazer a cidade funcionar melhor e orgulhar quem vive nela. Estamos entregando e acompanhando obras imensas, que vão mudar totalmente a cidade, ampliando espaços de lazer, protegendo áreas de risco, cuidando da drenagem e garantindo a manutenção permanente nas ruas. É um trabalho que acontece todos os dias, em todos os bairros, e que mostra que Maceió segue avançando com planejamento, responsabilidade e muito trabalho”, destacou.
Nesse período, também foram concluídos mais de 70 novos espaços de lazer e convivência, entre praças, parques e areninhas, ampliando as opções de esporte e lazer para os maceioenses.
Outro destaque é o trabalho de contenção de encostas, fundamental para garantir mais segurança às famílias que vivem em áreas de risco. Já foram 10 contenções concluídas em um um ano, e outras 5 estão em andamento, totalizando 46,9 mil metros quadrados de áreas protegidas em diferentes regiões da cidade. Durante toda a gestão, já foram 50 contenções entregues para as comunidades de Maceió.
A Seminfra também intensificou as ações de manutenção urbana. No programa Tampa-Bueiro, iniciado em outubro de 2025, 86 vias já foram contempladas, com cerca de 400 tampas de poços de visita assentadas, contribuindo para a segurança de motoristas e pedestres.
O serviço de tapa-buraco também avançou em toda a cidade, com mais de 12 mil intervenções realizadas em ruas de todos os bairros de Maceió, utilizando cerca de 29 mil toneladas de asfalto por mês para garantir melhores condições de mobilidade.
As ações de drenagem também ganharam reforço. Foram mais 1.600 bocas de lobo e poços de visita desobstruídos e mais de 1.500 recuperações. Nas galerias pluviais, o trabalho alcançou mais de 22 mil metros desobstruídos e mais de 5.300 metros recuperados, o equivalente a quase 22 quilômetros de galerias limpas, uma extensão comparável à distância entre o Centro de Maceió e o Aeroporto.
Além disso, mais de 4 mil toneladas de entulhos foram retiradas do sistema de drenagem, contribuindo para reduzir alagamentos e melhorar o escoamento da água da chuva.
As ações também chegam às áreas historicamente mais vulneráveis da capital por meio do programa Brota na Grota, que atua nas 94 grotas de Maceió e conta com a participação de trabalhadores que são moradores das próprias comunidades, fortalecendo o cuidado com os territórios e gerando oportunidades.