Notícias

IMA promove seminário na Semana da Água com foco em gênero e preservação ambiental

Por Agência Alagoas 16/03/2026
IMA promove seminário na Semana da Água com foco em gênero e preservação ambiental
Evento contará com palestras e atividades voltadas à temática da água e da conservação ambiental (Foto: Ascom IMA)
Joyce Maia* / Ascom IMA/AL

Em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promove, no dia 19 de março, o Seminário da Semana da Água do IMA. O evento contará com palestras e atividades voltadas à temática da água e da conservação ambiental, com o objetivo de promover reflexões e discussões sobre as problemáticas ambientais e sociais relacionadas ao abastecimento e ao acesso à água potável, além de destacar a importância da preservação dos mananciais.

 

O evento será das 9h às 12h, no auditório do IMA, localizado no 3º andar do Shopping Cidade, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió.

 

A programação reúne especialistas que irão discutir temas como acesso à água e saneamento, protagonismo feminino na gestão dos recursos hídricos, conservação da água no semiárido e análise da qualidade da água. Em 2026, o seminário dialoga com o tema mundial “Água e Gênero”, destacando o papel das mulheres na gestão da água e nas estratégias de sustentabilidade.

 

De acordo com o gerente de Educação Ambiental do instituto, Ykson Emery, a iniciativa busca promover a conscientização da sociedade sobre o uso responsável da água e a preservação dos ecossistemas.

 

“Essa iniciativa visa à construção de uma consciência ambiental mais engajada em nossa sociedade. Ao longo da semana, serão promovidas diversas ações voltadas à educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o uso responsável da água e o papel de cada cidadão na proteção desse recurso essencial à vida”, destacou.

 

Para a assessora ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Mirella Cavalcanti, o seminário representa um importante espaço de troca e aprendizado.

 

“O Seminário das Águas, promovido pelo IMA, oportuniza um momento fundamental de diálogo e construção coletiva de conhecimento. É um convite à reflexão e à ação, reforçando a importância de uma gestão mais justa e sustentável dos recursos hídricos”, afirmou.

 

Os interessados em participar do seminário podem realizar a inscrição gratuitamente pelo link:

https://doity.com.br/seminario-das-aguas

 

A programação também contará com outras atividades ao longo da semana. No dia 18, em Maceió, durante a abertura da Semana da Água, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o IMA/AL participará com uma palestra sobre o projeto Cultivar Água.

 

Em Coruripe, estudantes do Ensino Fundamental II da Escola de Educação Básica Millenium terão a oportunidade de conhecer de perto iniciativas de conservação ambiental e preservação dos recursos naturais na Reserva Pau-Brasil da Usina Coruripe.

 

Já em Piranhas, no dia 20, a programação contará com uma Caravana Ambiental na Escola Estadual de Xingó II e uma oficina de jogos educativos, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca.

 

PROGRAMAÇÃO E PALESTRAS

 

8h — Credenciamento

 

9h — Palestra:

“A importância da mulher no acesso à água e ao saneamento”

Palestrante: Daiane Arruda de Almeida Dupim

Formação: Bióloga

Cargo: Consultora do IMA

 

9h30 — Palestra:

“Protagonismo feminino na gestão da água: caminhos para um futuro sustentável”

Palestrante: Jéssica Emmanuelle Queiroz Araújo Gusmão

Formação: Engenheira ambiental e sanitarista e tecnóloga em gestão ambiental

Cargo: Especialista de Meio Ambiente – Conasa Águas do Sertão

 

10h às 10h30 — Intervalo (coffee break)

 

10h30 — Palestra:

“Água e Caatinga: a vida que resiste no semiárido – Instituto SOS Caatinga e a conservação da água no sertão”

Palestrante: Gisele Maria Nunes Vieira Dubeux

Formação: Doutoranda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas

Cargo: Pesquisadora e educadora ambiental

 

11h — Palestra:

“Análise de água: importância e metodologia”

Palestrante: Rosana Correia Vieira Albuquerque

Formação: Engenheira química

Cargo: Consultora ambiental do IMA

 

11h30 — Encerramento

 

*Estagiária sob supervisão.