Notícias

Ações do Projeto Ecoponto Aqui reforçam utilização do equipamentos na capital

As atividades visam orientar a população e dar orientações sobre o Ecoponto, que recebem vários tipos de resíduos gratuitamente

Por Prefeitura de Maceió 19/02/2026
Ações do Projeto Ecoponto Aqui reforçam utilização do equipamentos na capital
Ações do Projeto Ecoponto Aqui reforçam utilização do equipamentos na capital. (Foto: Thachyna Lorena(estagiária)/Ascom Alurb)

Os educadores da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e os jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas que fazem a coleta na capital, percorrem os entornos dos Ecopontos toda semana para reforçar a utilização dos equipamentos, que recebem vários tipos de resíduos gratuitamente. Este ano, a ação já foi realizada na Santa Lúcia e no Dique Estrada, parte alta e baixa da cidade, respectivamente.

Os Ecopontos foram pensados pela Prefeitura de Maceió para coibir e reduzir o descarte irregular de resíduos. Os sete equipamentos espalhados pela cidade funcionam de domingo a domingo, das 8h às 18h. Eles são responsáveis por receberem, por meio de entrega voluntária, materiais de construção civil, restos de poda de árvore e volumosos. Nas ações do projeto, a Autarquia utiliza triciclos elétricos do Ecoleta para recolher materiais descartados de forma irregular e encaminhá-los ao Ecoponto mais próximo.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

"É importante ter uma coleta para recolhimento porque muitas vezes não sabemos onde descartar e não podemos deixar na porta porque o lixo não pega. Esse projeto é extremamente valorizo", disse Elenice Ramos, 43 anos, moradora do Dique Estrada.

A coordenadora-geral dos Ecopontos, Ângela Silva, diz que o projeto visa ampliar a adesão dos maceioenses, que deve utilizar o equipamento da região para o descarte correto de materiais.

"Em termos de adesão, as pessoas passaram a conhecer o local e a sua serventia. Com isso, evitaremos o descarte irregular nas calçadas, áreas públicas e córregos do bairro, beneficiando os moradores em tempos de chuva e no dia a dia, sem a possibilidade de fiscalização de ratos e outras declarações", afirmou.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

As ações reforçam que, além de realizar o descarte nos Ecopontos, outra forma de o cidadão ajudar a manter a cidade limpa é solicitar a coleta de volumosos por meio da Central de Monitoramento da Alurb, que atende através do WhatsApp 98802-4834. Também é possível solicitar esse e outros serviços da Alurb pelo 156 ou aplicativo Limpeza é Massa, grátis para Android e IOS.

Tags