Notícias

Campanha da Fraternidade 2026 pede atenção a quem não tem moradia

Por Jornal de Alagoas 18/02/2026
Campanha da Fraternidade 2026 pede atenção a quem não tem moradia
Santuário. (Foto: Assessoria)

A CNBB abre nesta Quarta-feira de Cinzas (18), em Brasília, a Campanha da Fraternidade 2026 com um apelo direto à consciência do país: enxergar a moradia como direito básico e condição indispensável para uma vida digna.

Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós”, a mobilização propõe que comunidades religiosas e a sociedade voltem o olhar para a realidade de milhões de brasileiros que vivem em casas precárias, ou simplesmente não têm um teto.

Para a Igreja, a ausência de moradia não significa apenas falta de abrigo, mas também de segurança, saúde, pertencimento e esperança.

Após a abertura oficial na capital federal, as celebrações seguem no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, onde será inaugurada a escultura “Cristo Sem Teto”, imagem que retrata Jesus identificado com pessoas em situação de rua e simboliza o chamado à solidariedade concreta.

Realizada todos os anos durante a Quaresma, a campanha busca ir além da reflexão religiosa e incentivar atitudes práticas.

Em 2026, a proposta é simples e profunda ao mesmo tempo: lembrar que ninguém deveria ser invisível por não ter um lugar para chamar de casa.