Hospital do Coração Alagoano renova a esperança de 43 transplantados em 2025
O Hospital do Coração Alagoano, referência em procedimentos de alta complexidade, fechou o ano de 2025 com 43 transplantes realizados. Do total, 29 foram transplantes renais, 7 hepáticos e 7 cardíacos. A unidade hospitalar gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é habilitada pelo Ministério da Saúde para estes procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os primeiros transplantes, por meio do programa Alagoas Transplanta, aconteceram em setembro de 2024. Desde então, já foram feitos 55 procedimentos. De acordo com o diretor da unidade hospitalar, Otoni Veríssimo, os números mostram a eficiência da equipe multiprofissional envolvida no processo.
“Somos o único hospital do estado, entre públicos e privados, a executar três tipos de transplantes de órgãos sólidos. Essa marca é muito expressiva e representativa para a sociedade. Temos uma equipe técnica qualificada desde a captação até a cirurgia. Também contamos com uma estrutura e equipamentos de última geração para salvarmos cada vez mais vidas”, detalha o profissional.
Primeiro transplante hepático
Em janeiro de 2025, o primeiro transplante de fígado foi feito no Hospital do Coração Alagoano. O paciente Ricardo Cavalcante Ferreira, de 50 anos, passou por uma cirurgia que durou cerca de cinco horas. Pai de seis filhos, ele enfrentava problemas de saúde há anos, com diagnóstico de cirrose hepática.
.jpeg)
“Só tenho a agradecer a equipe do hospital, desde o pessoal da limpeza até os médicos. Quem chega aqui doente, sai bem. Estou bem, firme e forte. Agora, é só seguir o que os profissionais pediram e continuar minha vida feliz”, salienta o vendedor de frutas.
Um coração que veio de longe
Em setembro do mesmo ano aconteceu a primeira captação de coração fora do estado de Alagoas. O órgão veio de Aracaju, em Sergipe. O coração beneficiou o jovem Samuel Jackson de Lima, de 16 anos.
“Foi uma emoção imensa quando entraram em contato e, mais ainda, quando o coração chegou ao hospital. Eu só chorava e agradecia. A esperança de saber que ele poderá ter a vida de volta me enche de alegria. Todos do hospital estavam esperando comigo, todos emocionados, e me senti tão acolhida. Foi uma bênção de Deus”, afirma a mãe de Samuel, Ana Carla Lima.
O Hospital do Coração Alagoano é habilitado para transplantes de coração, rim e fígado, oferecendo atendimento integrado e acompanhamento completo a pacientes transplantados.