Notícias

Hospital Regional de Palmeira dos Índios garante atendimento humanizado por meio da regulação

Por Agência Alagoas 13/01/2026
Hospital Regional de Palmeira dos Índios garante atendimento humanizado por meio da regulação
Inaugurado em dezembro de 2025, HRPI desempenha um trabalho humanizado com atendimento a toda população da região (Foto: Ascom Sesau)
Cláudia Valéria / Ascom HRPI

Para garantir um atendimento ágil, organizado e de qualidade, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) conta com uma estrutura moderna, profissionais capacitados e múltiplas especialidades médicas, além de operar por meio de um sistema de regulação que encaminha os pacientes de acordo com o perfil clínico e a necessidade assistencial.


O sistema de regulação é essencial para que cada paciente seja direcionado corretamente às vagas disponíveis de leitos, consultas e exames, evitando deslocamentos desnecessários e promovendo maior eficiência no atendimento. No HRPI, a regulação é um requisito indispensável para o acesso aos serviços da unidade.


Segundo a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, Ana Rosa Ribeiro, o processo permite identificar se o paciente se enquadra no perfil assistencial da instituição.



 

“Por meio da regulação, verificamos se o paciente se adequa ao nosso perfil de atendimento. Quando ele se encontra em outra unidade de saúde, a solicitação de transferência é realizada via Central de Regulação do Estado, pelo setor responsável da instituição”, explicou a coordenadora.


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é responsável pela operação do Complexo Regulador Estadual, que organiza e monitora o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Amparado pela Portaria nº 1.558/2008 do Ministério da Saúde, o modelo é composto por três centrais de regulação: leitos, atendimento ambulatorial e urgência e emergência, sendo esta última executada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


De acordo com a diretora-geral da unidade, Walquíria Bulhões, o Governo do Estado prioriza um serviço humanizado e igualitário à população.


“O Governo do Estado desempenha um serviço humanizado, e, com isso, oferecemos um atendimento igualitário. Seguiremos desempenhando nossas atividades e prestando o melhor serviço à população que dele necessita ”, concluiu a direção.