Presidente do IMA/AL e equipe técnica recebem novo comandante do BPA
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) desenvolvem um trabalho conjunto tanto em operações de fiscalização quanto no resgate de animais que, em muitas situações, são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), administrado pelo IMA/AL em parceria com o Ibama. As instituições também atuam de forma integrada na proteção das unidades de conservação estaduais.
Nesta terça-feira (13), o novo comandante do BPA, tenente-coronel Silvio César, foi recebido pelo diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, para uma reunião voltada ao planejamento de operações e atividades educativas previstas para o ano de 2026.
“Temos uma parceria fortalecida com o BPA, fundamental para a proteção da fauna e da flora do nosso estado. Os militares que atuam na corporação possuem uma consciência ambiental muito bem estruturada, o que é essencial para uma atuação rápida e eficaz, garantindo que os infratores sejam punidos com o rigor da lei”, destacou Lopes.
O comandante do BPA ressaltou a importância da cooperação entre os órgãos para a preservação da natureza. “Já desenvolvemos um trabalho conjunto com o IMA/AL, tanto em ações de fiscalização e captura de animais quanto em atividades educativas, que são fundamentais para conscientizar a população sobre a proteção ambiental. Buscamos formar cidadãos preparados para cuidar do meio ambiente”, afirmou o tenente-coronel Silvio César.
Também participaram da reunião o diretor executivo do IMA, Ivens Leão; o superintendente de Preservação Ambiental, Pedro Normande; o tenente Flávio Gomes; e o soldado Luan Guedes.
Em casos de irregularidades ou para o resgate de animais em perigo, a população pode acionar o número 190 ou entrar em contato diretamente com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) pelo telefone (82) 9 8833-5879.