Notícias

Observatório da FIEA contribui com estudo nacional sobre descarbonização da indústria

O convite ao Observatório da FIEA reforça o reconhecimento técnico da instituição no cenário nacional e sua capacidade de contribuir para agendas estratégicas da indústria

Por Assessoria 12/01/2026
Observatório da FIEA contribui com estudo nacional sobre descarbonização da indústria
Observatório da Indústria. (Foto: Reprodução)

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) foi convidado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a integrar um estudo nacional estratégico que aponta caminhos para a descarbonização do setor industrial brasileiro. Desenvolvida pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), a Rota Tecnológica para a Descarbonização Industrial reúne análises técnicas e prospectivas sobre tendências, oportunidades de inovação e desafios para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas atividades industriais.

O convite ao Observatório da FIEA reforça o reconhecimento técnico da instituição no cenário nacional e sua capacidade de contribuir para agendas estratégicas da indústria. O estudo está alinhado ao Plano de Ação Nova Indústria Brasil (NIB), lançado pelo Governo Federal em 2024, que prevê, em sua missão voltada à indústria verde, a redução de 30% das emissões de CO₂ por valor adicionado da indústria.

O presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, afirma que o convite evidencia a relevância do trabalho desenvolvido em Alagoas. “A descarbonização é um tema central para o futuro da indústria, pois impacta diretamente a competitividade, a inovação e o acesso a novos mercados. Receber o convite da CNI para que o Observatório da FIEA contribua com esse estudo nacional nos enche de orgulho e reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor produtivo”, destacou.

O gerente do Observatório da Indústria da FIEA, Rafael Fragoso, explica que o trabalho teve início no ano passado. “Fomos convidados a criar, em parceria com o Departamento Nacional, um estudo de rotas tecnológicas que apoiará o planejamento do SENAI Nacional. É um projeto que conecta conhecimento científico, análise de dados e visão estratégica para apoiar a indústria na transição para modelos mais sustentáveis”, destacou.

As soluções tecnológicas para a mitigação das emissões industriais avançam de forma contínua. Universidades, centros de pesquisa e empresas vêm desenvolvendo tecnologias voltadas à redução da pegada de carbono. A parceria entre o Observatório Nacional da Indústria e o Observatório da FIEA permitiu mapear o estado da arte do tema por meio de uma análise ampla e sistemática de patentes e artigos científicos.

O estudo identificou um aumento significativo do interesse por soluções de descarbonização desde 2020, com destaque para tecnologias de captura de CO₂, otimização de processos industriais, eficiência térmica e energética e desenvolvimento de novos insumos, como o hidrogênio. Os resultados devem servir como base técnica e estratégica para orientar decisões empresariais, fortalecer linhas de pesquisa e inovação e apoiar a formulação de políticas públicas voltadas a uma indústria brasileira mais sustentável e competitiva.