Notícias

IMA orienta sobre cuidados necessários ao fazer uma trilha ecológica

Por Agência Alagoas 12/01/2026
IMA orienta sobre cuidados necessários ao fazer uma trilha ecológica
Trilhas são percursos demarcados dentro do habitat dos animais silvestres. (Foto: Ascom IMA/AL)
Raissa Matias / Ascom IMA/AL

Para quem gosta de atividades ao ar livre, trilhas ecológicas são uma boa forma de se exercitar e estar em contato com a natureza. Mas você sabia que é importante seguir algumas recomendações para que seu passeio seja seguro? O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) orienta sobre alguns cuidados necessários para garantir que sua experiência não se transforme em um pesadelo.


Trilhas são percursos demarcados em ambientes naturais, ou seja, dentro do habitat dos animais silvestres. É preciso ter cuidado, observar bem o local e não tentar interagir caso encontre algum animal, pois o ataque pode ser apenas uma reação de defesa.


“Estude o percurso antes de ir e, sempre que possível, faça a trilha com guias locais, que conheçam bem a região. Quem já domina o percurso sabe identificar caminhos seguros, evitar áreas de risco e agir corretamente em situações inesperadas. Além de prevenir acidentes, essa escolha garante uma vivência mais tranquila, responsável e respeitosa com o meio ambiente”, alertou o biólogo e consultor ambiental do IMA, João Vinícius.




O técnico do IMA/ AL alerta também para não passar perfume ou hidratantes com aromas, pois esses produtos atraem insetos. Então, opte por passar apenas protetor solar e não esquecer do repelente – melhor utilizar os que possuem icaridina em sua composição, já que esses também afastam carrapatos e são mais eficazes.


Em locais com mata mais fechada, é comum sofrer com o calor e a desidratação. Portanto, levar água é fundamental para se manter hidratado durante todo o percurso. Use roupas leves. Calça comprida e camisa de manga longa, com tecido respirável e de cores claras, bota adequada e chapéu fazem toda diferença. Outro item muito importante é a perneira, pois ela ajuda a proteger as pernas e pode evitar acidentes graves, principalmente com serpentes.


Por fim, em caso de imprevistos, a orientação é manter a calma e agir com responsabilidade. Se houver acidentes, pessoas feridas ou desaparecimentos, o recomendado é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do número 193, com o máximo de informações sobre a localização para facilitar o resgate. 


Com planejamento antecipado e seguindo todas essas dicas, você aproveita a natureza com segurança e volta para casa com muitas boas lembranças.