Notícias

PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres

Por Agência Alagoas 11/01/2026
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Material apreendido em ação da PM no município de Piranhas (Foto: Ascom PM-AL)

Ascom PM-AL

Ações da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) em pontos distintos do estado resultaram em flagrantes de tráfico de entorpecentes e também de crime ambiental neste fim de semana.

 

Na cidade de Piranhas, na noite de sábado (10), a Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) prendeu um homem de 30 anos pelo crime de tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidos uma espingarda artesanal calibre 20; 214,6g de crack; 196g de maconha; R$ 392 em espécie, além de uma balança de precisão e um celular.

 

Uma denúncia anônima indicava um indivíduo que estaria praticando tráfico de drogas no bairro Sementeira. No local, as guarnições se depararam com o autor, que estava em um terreno baldio. Quando abordado e questionado, ele confirmou possuir uma arma de fogo e apontou também o local onde guardava drogas, o armamento e o restante do material ilícito.

 

Foi dada voz de prisão e o autor foi conduzido, inicialmente, ao Hospital Regional do Alto Sertão para o exame de corpo de delito e, em seguida, encaminhado à Delegacia Regional de Delmiro Gouveia para lavratura do flagrante.

 

Delmiro Gouveia

 

Neste domingo (11), no bairro Eldorado, em Delmiro Gouveia, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu um menor, de 15 anos, e com ele, 24 pedras de crack, um cigarro de maconha e uma pequena quantidade da mesma droga.

 

As equipes do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes), junto à equipe do oficial de operações, foram informadas por um cidadão sobre um grupo que estaria reunido com possível uso de entorpecentes.

 

No endereço citado, um grupo com as mesmas características foi visto e abordado. Com um dos adolescentes presentes, os policiais encontraram uma quantidade inicial de drogas e dinheiro em cédulas de pequeno valor.

 

Quando questionado sobre a origem do material, o menor informou possuir mais entorpecentes em sua residência. No endereço, com a autorização formal da mãe, foram realizadas as buscas. O restante das substâncias e embalagens plásticas estavam no quarto do adolescente.

 

Ele foi conduzido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, em seguida, ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da cidade para devido registro junto à Polícia Civil.

 

Cativeiro ilegal de aves silvestres em Viçosa

 

No dia anterior (10), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou uma operação no município de Viçosa a partir de denúncias e informações levantadas pelo Serviço de Inteligência da unidade. Doze aves de diferentes espécies da fauna silvestre foram apreendidas.

 

No local indicado, Conjunto Frei Damião, os policiais foram atendidos por uma moradora. Ainda da área externa da residência, já era possível visualizar diversas gaiolas penduradas na sala e na cozinha. As gaiolas continham aves, que eram mantidas sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.

 

A moradora informou que os animais pertenciam ao seu irmão. Posteriormente, o autor da ocorrência se apresentou e colaborou com a fiscalização. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e as aves foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).