Serviços de limpeza e higienização levam conforto para quem curte o Verão Massayó
Limpeza dos locais é assegurada antes, durante e depois dos shows
Desde o início dos shows do Verão Massayó, em Jaraguá, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) tem realizado uma programação de serviços de limpeza e higienização nos locais, que visam manter o ambiente limpo e organizado antes, durante e depois do evento.
O trabalho continua em Jaraguá e envolve mais de 200 garis. Após o fim de cada dia de atrações, os agentes fazem a higienização, com a utilização de um caminhão pipa e a coleta de resíduos orgânicos com a ajuda de um caminhão coletor, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, explica que, acima de tudo, o conforto de quem participa da festa deve ser priorizado.
"Queremos que as pessoas se sintam confortáveis para curtir as atrações, sem lixo ao seu redor. Por isso, montamos uma grande programação para que os locais estejam sempre limpos e organizados para a população", disse.
Além disso, dentro do local de festa, há um estande onde os recicláveis recolhidos são encaminhados e passarão por uma triagem para que tenham a destinação correta. Os resíduos sólidos coletados pelos ambulantes também serão cedidos para que as cooperativas possam gerar renda.
Maria José dos Santos, presidente da Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Coprel) do Antares avalia a que a participação no Verão Massayo é fundamental para conscientização das pessoas e para visibilidade das cooperativas.
“A gente sempre anda no meio do público e muitos até já entendem o que é material reciclável porque estamos presentes em todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió, mas tem aqueles que não sabem e recebem toda orientação; é fundamental que as pessoas conheçam o nosso trabalho”, destaca.

A presidente destaca ainda a importância da coleta seletiva na promoção da empregabilidade das pessoas, além da preservação do meio ambiente.
“A coleta seletiva é fundamental porque ao invés desse lixo ir para o rio ou mar, causando danos ao meio ambiente, esse lixo vira o sustento de muitas pessoas, então a coleta evita a poluição e ajuda a população ao mesmo tempo”.
Cinco cooperativas atuam durante todo o festival. Somente a Coprel tem 28 pessoas trabalhando na reciclagem.




