Notícias

Cadastro Único de Maceió realiza mais de 70 mil atendimentos em 2025

Foram feitas 8.368 visitas domiciliares para atualização e inclusão cadastral de famílias unipessoais

Por Prefeitura de Maceió 27/12/2025
Cadastro Único de Maceió realiza mais de 70 mil atendimentos em 2025
Unidade Móvel do Cadastro Único atende população. (Foto: Matheus Silvino/Ascom Semdes)

Em 2025, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) levou ações para locais de maior vulnerabilidade social, ampliando o atendimento socioassistencial para quem mais precisa.

“Temos muitas coisas boas a lembrar, quando se fala em balanço anual. Mas o que fica de lição para nós, é a persistência e o foco na melhoria dos serviços, para que isso se reflita nos encaminhamentos que são dados aos usuários. Esse foi o ano de ampliação dos serviços e a gente espera que o próximo seja muito mais,” disse o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino.

O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Pé de Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. 

Em 2025, o Cadastro Único de Maceió realizou mais de 79 mil 898 cadastros,  sendo 63 mil 566  atualizações cadastrais, e 16 mil 332 novos cadastros. Em Maceió,  existem 222 mil 103 famílias inscritas, das quais 96 mil 802 são beneficiárias do Bolsa Família.

Também foram feitas pela equipe do Cadastro Único de Maceió, 8 mil 368 visitas domiciliares para atualização e inclusão cadastral de famílias unipessoais, compostas por apenas uma pessoa.

Unidade móvel do Cadastro Único atendeu a diversas comunidades em Maceió. Foto: Ascom Semdes
Unidade móvel do Cadastro Único atendeu a diversas comunidades em Maceió. Foto: Ascom Semdes

 Semdes Itinerante

A ação Semdes Itinerante - A Assistência Social Pertinho de Você - visitou vários bairros da capital, em 2025,  para que a população tivesse acesso aos serviços da Assistência Social, na própria comunidade. Foram realizadas 147 ações itinerantes do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS),  e 21 participações no Brota na Grota e  nove no Saúde da Gente, atendendo a mais de nove mil pessoas em Maceió.  

Maria Santos  é moradora do Benedito Bentes e foi atendida em uma das ações. Ela ressaltou a importância da iniciativa.  "Ações como essas são muito importantes para nós, moradores, principalmente por ser perto de casa,  e a gente resolve tudo no mesmo dia. Todos estão de parabéns por proporcionar tudo isso dentro da nossa comunidade”, revelou.

Tags