Notícias

Rede estadual tem 21 medalhas na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Por Agência Alagoas 26/12/2025
Rede estadual tem 21 medalhas na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Em todo o estado, são 78 medalhistas na esfera nacional e 328 na estadual (Foto: Ana Paula Lins e Alexandre Teixeira/Ascom Seduc e Cortesia)
Ana Paula Lins / Asscom Seduc

Vinte e um estudantes da rede estadual de ensino conquistaram medalhas na esfera nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Destas 21 medalhas, 18 são de bronze, 2 de prata e 1 de ouro – esta última um feito histórico da estudante Lília Fernanda Costa, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, de Arapiraca, que se tornou a primeira estudante do sexo feminino a ganhar duas medalhas de ouro consecutivas da olimpíada em Alagoas. A lista com os premiados está disponível no site (www.obmep.org.br).


Ainda na esfera nacional a rede estadual conquistou 142 Menções Honrosas na olimpíada, o que eleva o número de premiados para 163 estudantes. Os premiados da esfera nacional alcançaram este resultado competindo com estudantes de todo o Brasil. Para se ter ideia do grau de dificuldade, segundo a coordenação estadual da OBMEP, 1 em cada 340 alunos conquista uma Menção Honrosa; 1 em 2770, o bronze; 1 em 9000, a prata e 1 em 36000, o ouro.


Os premiados da esfera nacional incluem dois professores e quatro escolas da rede estadual. Fora isso, a OBMEP também entrega medalhas na esfera estadual – que são os estudantes que tiveram os melhores desempenhos nos seus respectivos estados. Na esfera estadual, a rede estadual teve 70 medalhistas, sendo 4 ouros, 19 pratas e 47 bronzes.




Ao todo, Alagoas teve 646 premiados na esfera nacional da olimpíada, dos quais 78 são medalhistas de escolas públicas ou privadas – 60 bronzes, 10 pratas e 8 ouros – e 568 são Menções Honrosas. Já no âmbito estadual, são 328 medalhistas de escolas públicas ou privadas, dos quais 25 são de ouro, 77 são de prata e 226 são de bronze.


Investindo na matemática


O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, comemorou o resultado da rede estadual na OBMEP.




“Parabenizo os estudantes, professores e escolas premiados e que realizam projetos voltados a olimpíadas como a OBMEP. Temos visto a cada ano que as escolas que têm um planejamento que inclui as olimpíadas de conhecimento têm alcançado sucesso. Essas medalhas reafirmam a importância de se investir em ações voltadas à matemática. Dois mil e vinte e seis será o ano da matemática, o Governo Federal lançou o compromisso Toda a Matemática e as olimpíadas contribuirão bastante para este trabalho”, avaliou Ricardo.


O coordenador da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) , faz um balanço da competição no estado.


“Tivemos em 2025 um resultado similar ao de 2024, mantendo o mesmo número de medalhas de ouro, oito ao total, conquistadas por escolas públicas e privadas. Inclusive algumas cidades do interior conquistaram um ouro pela primeira vez, que foi o que aconteceu no município de Capela. Isso mostra que a OBMEP tem alcançado todo o estado de Alagoas, não se concentrando apenas na capital, o que tem mudado a realidade do ensino de matemática em toda Alagoas em todas as redes de ensino, o que é extremamente positivo”, pontuou.


Feito histórico




Aos 13 anos de idade, a estudante Lília Fernanda Costa protagonizou um feito histórico na trajetória da OBMEP em Alagoas: é a primeira estudante do sexo feminino no estado a conquistar dois ouros consecutivos. Na rede estadual de ensino, até então, só estudantes do sexo masculino haviam conseguido essa façanha, a exemplo de João Vitor Silva dos Santos, pela Escola Estadual Padre Cabral, de Maceió, e Nicolas Lima Lopes, pelas escolas estaduais Jorge de Lima, de União dos Palmares e Onélia Campelo, de Maceió. Nicolas teve seu terceiro este ano, desta vez representando Instituto Federal de Alagoas (IFAL).


Há menos de um mês, ela também conquistava seu segundo ouro consecutivo na Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), quando obteve a maior nota do Nível – que corresponde ao 8º e 9º anos do ensino fundamental, algo que se repetiu na OBMEP, já que Lilia obteve também a maior pontuação entre os participantes do Nível 2 no estado e, nacionalmente, figura no 45º lugar entre os 200 medalhistas deste nível em todo o Brasil.


“Primeiramente, agradeço a Deus pela conquista e agradeço aos meus pais, aos meus professores e a todos que fazem parte do Colégio Tiradentes por todo o apoio e suporte nesta jornada. Sem eles esta conquista não seria possível. Vejo esta premiação como uma chave que abre portas para o meu futuro e é reflexo do meu esforço, dedicação e amor pela matemática. Considero a OBMEP uma grande oportunidade de incentivo aos estudantes na área das Ciências Exatas, aproximando-os deste mundo”, comemorou Lília.




Quem também realizou um feito histórico foi Kaio Rafael Paranhos, cujo bronze no Nível 3 (ensino médio) é a primeira medalha da Escola Estadual Princesa Isabel, de Maceió, em vinte anos de OBMEP. Kaio e mais nove colegas da escola participaram de um projeto preparatório com aulas para as olimpíadas promovido na escola em parceria com estudantes do IFAL.


“Estou muito feliz por ter conquistado minha primeira medalha na OBMEP, e poder honrar minha escola com essa primeira medalha. Ressalto que esse feito não seria possível sem o empenho dos professores e demais funcionários da Princesa Isabel. É muito visível que a minha conquista é reflexo do investimento na Educação em Alagoas. Sempre gostei de Matemática, e venho fazendo provas da OBMEP nos últimos anos, também tive oportunidade de participar de aulas por meio do Projeto preparatório para as Olimpíadas na escola”, revelou Kaio.


Ano produtivo


Um dos dois professores da rede estadual premiados pela OBMEP 2025, Rodrigo Costa, da Escola Estadual Moreira e Silva, de Maceió, recebe o reconhecimento da OBMEP em um ano em que, junto com os estudantes do projeto Treinamento Olímpico de Matemática (TOM), conquistou premiações na Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) e na Matexpo do Instituto de Matemática da UFAL. Dois estudantes do grupo, Pedro Henrique Lessa e Kimberly Mathias, também conquistaram premiação na OBMEP, sendo respectivamente medalha de prata estadual e Menção Honrosa.


“Receber a premiação da OBMEP é motivo de grande felicidade e gratidão, pois representa o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação e compromisso com a educação. Sou grato aos alunos e a todos que acreditam na educação como transformação, e essa premiação me motiva a seguir ensinando com ainda mais entusiasmo e responsabilidade”, declarou o educador.


A OBMEP




Trezentos e quarenta e dois mil estudantes alagoanos participaram da edição 2025 da OBMEP. O número superou o de 2024, com cinco mil participantes a mais.


Os inscritos foram distribuídos em 891 escolas públicas — estaduais, municipais e federais — e privadas. A rede estadual de ensino inscreveu 152 mil estudantes de 283 escolas, o que representa 44,4% do total de alunos e 31,7% do total de instituições participantes.


Coordenada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP atingiu um marco histórico este ano, totalizando 18,6 milhões de inscritos em todo o Brasil, com participação de 57.222 escolas de 5.566 municípios — o que garantiu uma cobertura de 99,93% dos municípios do país. Em Alagoas, a competição é organizada pela UFAL e conta com o apoio da Seduc, das secretarias municipais de Educação, Ifal e escolas particulares.


Na edição 2025 da OBMEP, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais — 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze — além de 51 mil certificados de menção honrosa. Também serão entregues 20,5 mil medalhas aos melhores desempenhos em nível estadual. Em Alagoas, a premiação dos medalhistas de 2025 ocorre na metade de 2026.


Lista de premiados


Confira abaixo a lista de premiados da rede estadual na OBMEP.

OBMEP Nacional

Estudantes Premiados

Lília Fernanda Sousa Costa - Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Agreste – Arapiraca - Ouro;

David Marcos da Silva - Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição – Craíbas - Prata;

Pedro Henrique Vasconcelos Neves – Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque – Maceió – Prata;

Nicoly Sofia Santos - Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste – Arapiraca- Bronze;

Yuri Vinicius Gama Soares - Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste – Arapiraca- Bronze;

Laurah Luiz de Sousa - Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste – Arapiraca- Bronze;

Gedson Caio Santos Ribeiro - Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Capital – Maceió- Bronze;

Matheus Carlos Silva Lima - Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste – Arapiraca- Bronze;

Luiz Guilherme Lins de Magalhães - Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste – Arapiraca - Bronze;

Ruan Carlos da Silva Ribeiro - Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste – Arapiraca- Bronze;

Ruan Mateus dos Santos Gois - Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste – Arapiraca- Bronze;

João Guilherme Freitas Melro Nogueira - Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros – Maceió – Bronze;

Jhon Guilherme Brito dos Santos - Escola Estadual Ana Coelho Palmeira- Maceió – Bronze

Kyria Leticia Lima de Almeida – Escola Estadual Padre Cabral – Maceió - Bronze

Adryan Gabriel Barbosa Gomes - Escola Estadual Padre Cabral – Maceió - Bronze

Estêvão Albuquerque dos Santos – Escola Estadual Padre Aurélio Góis – Junqueiro- Bronze

João Pedro Pacheco Santos - Escola Estadual Firmo de Castro – Porto Real do Colégio - Bronze

João Victor da Silva – Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus – Teotônio Vilela - Bronze

Riquelme Alves dos Santos - Escola Estadual Manoel de Matos – Santana do Mundaú - Bronze

Kaio Rafael Paranhos de Lima - Escola Estadual Princesa Isabel – Maceió - Bronze

Jalys Emanoel Araujo Silva – Escola Estadual Professora Joanita de Melo – Ouro Branco - Bronze

Professores Premiados

Rodrigo Costa - Escola Estadual Moreira e Silva - Maceió

Rafael Dantas Sobrinho – Escola Estadual Belarmino Vieira Barros – Minador do Negrão

Escolas Premiadas

Escola Estadual José Ribeiro Caminha – Campestre

Escola Estadual Alfredo Rego – Igreja Nova

Escola Estadual Professora Ana Maria Teodósio – Poço das Trincheiras

Escola Estadual Manoel de Matos- Santana do Mundaú

OBMEP Estadual

1.Lília Fernanda Sousa Costa - Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Agreste – Arapiraca - Ouro

2.David Marcos da Silva - Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição – Craíbas - Ouro

3.Pedro Henrique Vasconcelos Neves – Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque – Maceió – Ouro

4.Estêvão Albuquerque dos Santos – Escola Estadual Padre Aurélio Gois – Junqueiro- Ouro

5. Jhon Guilherme Brito dos Santos - Escola Estadual Ana Coelho Palmeira- Maceió -Prata

6. Kyria Leticia Lima de Almeida – Escola Estadual Padre Cabral – Maceió- Prata

7. João Pedro Pacheco Santos - Escola Estadual Firmo de Castro – Porto Real do Colégio -Prata

8. João Victor da Silva – Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus -Teotônio Vilela - Prata

9. Riquelme Alves dos Santos - Escola Estadual Manoel de Matos – Santana do Mundaú - Prata

10. Kaio Rafael Paranhos de Lima -Escola Estadual Princesa Isabel – Maceió- Prata

11. Jalys Emanoel Araujo Silva - Escola Estadual Professora Joanita de Melo- Ouro Branco-Prata

12. Edenberg da Fonseca Silva Filho - Escola Estadual Padre Aurélio Góis – Junqueiro - Prata

13. Pedro Arthur Silva de Azevedo - Escola Estadual Almeida Cavalcanti -Palmeira dos Índios - Prata

14. Pedro Henrique da silva Lessa - Escola Estadual Moreira e Silva – Maceió - Prata

15. Geovane Miranda da Silva- Escola Estadual Ana Lins – São Miguel dos Campos- Prata

16. Nicoly Sofia Santos - Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Agreste – Arapiraca -Prata

17. Yuri Vinícius Gama Soares - Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Agreste – Arapiraca -Prata

18. Laurah Luiz de Sousa - Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Agreste – Arapiraca -Prata

19. Matheus Carlos Silva Lima -Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Agreste – Arapiraca -Prata

20. Luiz Guilherme Lins de Magalhães - Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Agreste – Arapiraca -Prata

21. Ruan Carlos da Silva Ribeiro - Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Agreste – Arapiraca -Prata

22. Ruan Mateus dos Santos Gois - Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Agreste – Arapiraca -Prata

23. Vinícius da Silva Colégio da Polícia Militar Tiradentes- Unidade Capital – Maceió - Prata

24. Adryan Gabriel Barbosa Gomes - Escola Estadual Padre Cabral – Maceió - Bronze

25. Alessa Oliveira da Silva - Escola Estadual Delmiro Gouveia - Delmiro Gouveia- Bronze

26. Evelyn Martins Brito - Escola Estadual Manoel de Matos -Santana do Mundaú- Bronze

27. Emily Eloá da Silva Hortêncio - Escola Estadual Cônego José Bulhões – Dois Riachos - Bronze

28. Gustavo Henrique da Silva Pinheiro -Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva – Arapiraca - Bronze

29. Jenyffer Mickaele da Silva - Escola Estadual Manoel de Matos – Santana do Mundaú - Bronze

30. Lucas Rocha dos Santos - Escola Estadual Lucilo José Ribeiro - São José da Tapera- Bronze

31. Raul Carlos Cruz da Silva - Escola Estadual Dr Antônio Gomes de Barros – Novo Lino - Bronze

32. Anderson Lima Santos - Escola Estadual do Caboclo – São José da Tapera- Bronze

33. Apolo Ferreira de Albuquerque - Escola Estadual Manoel de Matos -Santana do Mundaú- Bronze

34. José Cecílio de Souza Neto - Escola Estadual Manoel de Matos -Santana do Mundaú- Bronze

35. Carlos Henrique Ezequiel D.Santos - Escola Estadual de Jaramataia-Jaramataia - Bronze

36. Sarah de Sousa Angelucci - Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição – Lagoa da Canoa- Bronze

37. Ana Livia Guimaraes Sistelos - Escola Estadual Professor Theonilo Gama – Maceió - Bronze

38. Everton Paulo da Silva Lima – Escola Estadual Deputado Rubens Canuto – Maceió - Bronze

39. Luciano da Silva Cruz - Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros – União dos Palmares - Bronze

40. Mateus Marques Cardoso - Escola Estadual José Ribeiro Caminha – Campestre - Bronze

41. Allyce Ferreira Bernardo - Escola Estadual Manoel de Matos -Santana do Mundaú- Bronze

42. Anna Leticia Santos da Silva - Escola Estadual Carlos Lyra – São José da Laje - Bronze

43. Aryane Moura do Nascimento - Escola Estadual José Enoque de Barros – Girau do Ponciano – Bronze

44. Bianca de Araújo Feitosa - Escola Estadual de Pariconha – Pariconha - Bronze

45. Ellys Marina Pereira Sampaio - Escola Estadual Professor Arthur Ramos – Pilar - Bronze

46. Gabriel de Melo Macedo - Escola Estadual Maria Salete Gusmão de Araújo – Maceió - Bronze

47. Jonas Emanuel de Morais Cândido – Escola Estadual Professora Ana Maria Teodósio- Poço das Trincheiras - Bronze

48. Maria Rafaela de Souza Alves - Escola Estadual Manoel de Matos -Santana do Mundaú- Bronze

49. Rhenan Andrews A. V. do Nascimento – Escola Estadual Professora Doralice da Silva Moura - Rio Largo - Bronze

50. Sibelly Ketlyn Oliveira da Silva - Escola Estadual Professor Pedro de França Reis – Arapiraca - Bronze

51. Renato Reberth d. Santos Paciência - Escola Estadual Santos Ferraz – Taquarana - Bronze

52. Gedson Caio Santos Ribeiro - Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió - Bronze

53. João Guilherme Ferreira do N. Costa - Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió - Bronze

54. Sarah Elizabeth Nascimento Silva - Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

55. Danilo Gabriel Pessoa da Silva - Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió - Bronze

56. Arthur Lins Santos de Oliveira - Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

57. Cauã Moura Moraes - Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

58. Felipe Pereira Neutzling Griep - Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

59. Kércia Vitória Ferreira Venceslau - Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió - Bronze

60. Savio Rafael Cordeiro da Silva - Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

61. Eduardo Gabriel Mendes Justo - Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió - Bronze

62. Cláudia Manuelly Soares Santos - Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

63. Gleyce dos Reis Carvalho - Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

64. Anna Clara Buarque Noberto - Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió - Bronze

65. Kawany Vitória Moreira de Oliveira -Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

66. Marco Aurélio Ventura Lessa - Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

67. Leticia Bispo de Lima - Colégio da Polícia Militar Tiradentes-Unidade Agreste- Arapiraca - Bronze

68. Kevin Rian Silva de Moura Furtado -Escola Estadual Professora Maria José Loureiro – Maceió - Bronze

69. Eduardo Raphael Santos – Escola Estadual Alfredo Rego – Igreja Nova - Bronze

70. Luiz Vinicius Dantas de Araújo - Escola Estadual Ana Coelho Palmeira – Maceió - Bronze