Arapiraca encerra 2025 com avanços históricos em urbanização e sustentabilidade
Obras inéditas, premiações e projetos ambientais consolidam o trabalho da SMDUMA e projetam metas para 2026
Em 2025, Arapiraca avançou no desenvolvimento urbano e promoveu ações significativas de sustentabilidade, encerrando o ano com uma sensação de trabalho cumprido e novas metas para continuar o progresso. Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), a gestão do prefeito Luciano Barbosa alcançou marcos importantes em sustentabilidade e urbanização.

Um dos grandes destaques do ano foi a Ciclovia do Trabalhador, maior obra de mobilidade urbana de Alagoas, que chegou à marca de 3 km entregues com as inaugurações de diversas etapas e o início do trabalho em trechos importantes, como o da antiga estação ferroviária. A ciclovia também brilhou nacionalmente ao ser habilidade para concorrer ao Prêmio Bicicleta Brasil 2025, que reconhece as boas práticas que incentivam melhores condições de mobilidade urbana nas cidades.

Quando se fala em arquitetura, o município também teve muito o que comemorar, com a inauguração de obras grandiosas projetadas por profissionais do município para seus munícipes. Dentre praças, arapiraquinhas, complexos educacionais, unidades de saúde e outras obras que transforam a cara da cidade, destacam-se entregas únicas, como a nova Casa da Cultura e a maior e mais moderna UBS que Arapiraca já viu, localizada no bairro Teotônio Vilela.
Além disso, o ano de 2025 também foi responsável pela concepção e início de obras que ainda serão entregues e terão forte impacto no desenvolvimento urbano da cidade, como a revitalização do Parque Ceci Cunha, que inclui o novo Ginásio João Paulo II, entregue em outubro deste ano, e tem emendas parlamentares do deputado federal Daniel Barbosa e do ex-senador Rodrigo Cunha, bem como recursos próprios do município.

Cidade verde
Ao longo do ano, a Capital do Agreste também apresentou avanços significativos em sustentabilidade, com a realização de ações cotidianas de educação ambiental em escolas, projetos de reciclagem e plantio de mudas, mas também momentos de reconhecimento especial, como a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do selo Tree Cities of the World, graças ao trabalho de cuidado e preservação das árvores no município.

A SMDUMA também foi escolhida como cidade-piloto em um projeto internacional de reciclagem promovido pela organização ambiental norte-americana Delterra, que consiste em um programa de mudança comportamental voltado à gestão de resíduos. O objetivo é estudar como a população lida com o descarte e então desenvolver soluções educativas e práticas para fortalecer a economia circular no município.
A cidade também se destacou na proteção da fauna e flora local, com a criação de um plano de manejo de animais silvestres para as espécies que vivem às margens do Riacho Piauí e a realização do primeiro Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU) de Alagoas, com o tema “Arborização Urbana e os Desafios das Mudanças Climáticas”.

A importância dos bastidores
O ano também foi marcado pelo serviço fundamental das equipe técnica de geoprocessamento, profissionais que trabalham nos bastidores da SMDUMA garantindo que Arapiraca se desenvolva de com uma urbanização responsável. Dentre alvarás (licenciamento, demolição, desmembramento, remembramento), loteamentos, imunidade de IPTU e outros, foram mais de 8 mil processos realizados.
Os resultados da secretaria também não estariam completos sem as ações das equipes de fiscalização, que neste ano implantou o Sistema de Fiscalização Urbana (FU), desenvolvido para tornar a fiscalização mais ágil, integrada e eficiente, concentrando em um único ambiente todas as etapas do trabalho realizado pelas equipes.
O desenvolvimento urbano e a sustentabilidade também estiveram lado a lado com as políticas habitacionais, uma parte importante que garante aos arapiraquenses moradia digna e influencia na diminuição da desigualdade, oferecendo serviços de regulação fundiária, viabilização de programas federais, realizando mapeamentos e outros.