Notícias

Chã Preta celebra a memória de Kara Véia com festival inédito

Filha do cantor e compositor fala sobre legado do pai, cuja obra vai se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas

Por Severino Carvalho - ALNB 26/12/2025
Chã Preta celebra a memória de Kara Véia com festival inédito
Filha do cantor. (Foto: Reprodução)

município de Chã Preta, a 110 km de Maceió, promove, nesta sexta-feira (26), o 1º Festival Viva Kara Véia. O evento reverencia o cantor e compositor chã-pretense que se destacou nacionalmente com o forró de vaquejada. O artista morreu em 2004.

O evento tem início a partir das 19 horas, no Centro da Cidade, com encontro de sanfoneiros (Léo, Lucas Firmino, Marcelinho Lima e Pinóquio do Acordeon), cantores da terra (Joelson Félix, Diel e Perreca, e Mazinho Vaqueiro), e os shows de Geninho Batalha, Marciel Valente, Forrozão das Antigas e Banda Renascer.

O prefeito do município, Maurício Holanda, além de homenagem Kara Véia, o festival tem o objetivo de movimentar a economia de Chã Preta, por meio do turismo, atividade que tem crescido em Chã Preta.

“Nesse mandato, a gente estruturou o município e estamos vendo, cada dia mais, as pessoas interessadas em conhecer Chã Preta, através dos festivais que nós criamos. Vamos fazer, neste dia 26, o Primeiro Festival Viva Kara Véia, o cantor da terra, que deixou seu legado na música pelo Brasil afora, na área do forró”, disse o prefeito, que anunciou a construção de uma praça com museu e uma estátua em homenagem a Kara Veia.

O prefeito informa ainda que o município firmou parceria com o Sebrae Alagoas para a realização do curso voltado à instalação do negócio conhecido como “Cama & Café”, uma oportunidade que permite aos moradores oferecerem hospedagem aos turistas de forma mais personalizada e acolhedora, gerando renda.

Prefeito Maurício Holanda diz que gestão tem preparado o município para o turismo“Como a cidade de Chã Preta ainda não tem pousadas suficientes para receber as pessoas que vêm nos visitar, o Sebrae deu esse curso para que o cidadão chã-pretense possa oferecer sua casa para hospedar o visitante”, contou o prefeito.

Estrela da Manhã

Filha de Kara Véia e secretária municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Gabriela Félix conversou com o Alagoas Notícia Boa (ALNB) e falou da emoção em ver o nome do pai sendo homenageado com a realização do festival na terra natal do artista.

“Sinto-me muito feliz, e minha família também. A homenagem ressalta a importância dele e também promove nossa cidade, o local onde ele nasceu, sua cultura e o turismo”, disse Gabriela, que também comentou sobre o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa entregue ao trio João Gomes, Jota.pê e Mestrinho pelo trabalho “Dominguinho”.

O álbum colaborativo tem 12 faixas e uma das músicas é “Flor de Flamboyant (Estrela da Manhã)”, de autoria do cantor alagoano Edvaldo José de Lima, o Kara Véia.

“Essa música é muito significativa, não só por ter sido feita pelo meu pai, mas por ter sido feita pelo meu pai para a minha mãe (Lenilda Félix). Foi uma dedicação a ela, quando eles ainda eram muito novos e namoravam. E o João Gomes é uma pessoa que demonstra muito amor por sua esposa. Achei muito bonito”, revelou Gabriela ao ALNB.

Referência musical

Gravado no Sítio Histórico de Olinda (PE), o álbum Dominguinho homenageia o sanfoneiro Dominguinhos e mescla releituras e músicas inéditas com pegada de forró e acústica. O projeto também foi o grande vencedor do Prêmio Multishow 2025, conquistando as categorias de “Artista do Ano” e “Álbum do Ano”.

Na música, ao solo de Mestrinho, João Gomes conversa com Jota.pê e homenageia Kara Veia, uma de suas referências musicais, e a quem considera o Rei das Vaquejadas.

“Você é de São Paulo, né?”, pergunta João Gomes a Jota.pê, que responde positivamente. E João Gomes emenda: “Aqui em Alagoas tem um rei, velho. Se chama Kara Véia. Bom demais!”.

Tags