Notícias

Ações da Vigilância Sanitária garantem qualidade de serviços e proteção à população

Por Prefeitura de Maceió 24/12/2025
Ações da Vigilância Sanitária garantem qualidade de serviços e proteção à população
Visa aprimora a qualidade dos serviços por meio de orientação e educação em saúde junto aos empreendimentos. (Foto: Ascom SMS)

Buscando minimizar danos à saúde da população, atuando de forma educativa junto aos empreendimentos da capital alagoana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou diversas ações ao longo do ano de 2025 para intervir em problemas sanitários e garantir saúde e qualidade de vida dos consumidores.

Entre as ações realizadas estão capacitações de diversos segmentos, fiscalizações rotineiras, apreensões de alimentos impróprios para o consumo e interações de estabelecimentos que funcionavam de forma irregular e descumprindo normas sanitárias.

Somente em 2025, a Visa promoveu 200 capacitações em Boas Práticas Sanitárias, atingindo cerca de 16 mil pessoas nos segmentos de hotéis, pousadas, lanchonetes, restaurantes, panificações, pizzarias, bares, depósitos de bebidas, sushis, laboratórios, clínicas, consultórios, escolas, faculdades e funerárias.

Durante as fiscalizações sanitárias realizadas ao longo do ano, foram apreendidos, aproximadamente, 30 toneladas de alimentos perecíveis e não perecíveis, estragados e impróprios para o consumo.

“O objetivo da Visa é garantir produtos e serviços seguros e de qualidade e para isso contamos com ajuda da população, que sempre tem cooperado, apoiando e reconhecendo o nosso trabalho. Já avançamos muito, mas ainda temos muito trabalho pela frente, pois educar a população para saber comprar um alimento de qualidade é um processo contínuo”, destaca o chefe especial da Visa, Airton Santos.

O órgão também realizou 26 interdições de estabelecimentos em 2025, entre eles: cozinha de buffet, hamburgueria, laboratório, sushi, passaporte, farmácias, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias.

“Agradecemos pelo ano de muito trabalho e melhoria das condições sanitárias dos estabelecimentos comerciais de Maceió. Isso só foi possível graças ao empenho e dedicação dos ,e do apoio da gestão JHC, que nos proporciona autonomia na tomada de decisões”, finaliza Airton.