Notícias

Bandeira verde: janeiro começa sem cobrança extra na conta de luz

Economia de energia continua sendo essencial

Por Redação com assessoria 23/12/2025
Bandeira verde: janeiro começa sem cobrança extra na conta de luz
Aneel reduz tarifa de energia em Alagoas a partir de maio (Foto: Ascom Equatorial)

A bandeira tarifária da energia elétrica será verde no mês de janeiro. A informação foi divulgada nesta terça-feira (23) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a decisão, 2026 começa sem custo adicional na conta de luz dos consumidores brasileiros.

Segundo a Aneel, as condições favoráveis para a geração de energia motivaram a adoção da bandeira verde. Em novembro e dezembro, houve manutenção do volume de chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, o que garantiu uma produção estável e suficiente para atender à demanda do país.

Com os reservatórios em níveis adequados, não será necessário acionar as usinas termelétricas, que produzem energia a um custo mais elevado. Isso evita a aplicação de cobranças extras na fatura de energia elétrica, beneficiando diretamente a população.

Para comparação, na bandeira amarela, vigente neste mês, há um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Já na bandeira vermelha patamar 1, aplicada em novembro, o valor adicional era de R$ 4,46 para o mesmo consumo. Com a bandeira verde em janeiro, não haverá nenhum valor extra na conta de luz.

Apesar do cenário favorável, a Aneel reforça a importância do uso consciente da energia elétrica. De acordo com a agência, a economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico, mesmo em períodos de maior estabilidade na geração.