Notícias

Mais de 195 mil famílias de Alagoas deixam de receber descontos na conta de energia elétrica

Cinco municípios do estado concentram maior número de famílias que ainda não recebem Tarifa Social

Por Assessoria 23/12/2025
Mais de 195 mil famílias de Alagoas deixam de receber descontos na conta de energia elétrica
Conta de luz, equatorial (Foto: Ascom)

Mais de 195 mil famílias em Alagoas estão deixando de receber descontos de até 100% na conta de energia elétrica por ainda não estarem cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica. Um levantamento da Equatorial Alagoas mostra que esse público está concentrado principalmente em cinco municípios do estado, liderados por Maceió, seguida por Arapiraca, Rio Largo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios, onde o potencial de adesão ao programa é maior.

No ranking dos municípios com maior número de famílias aptas ao benefício, Maceió aparece em primeiro lugar, com 51.419 famílias. Na sequência estão Arapiraca, com 8.355, Rio Largo, com 5.897, União dos Palmares, com 5.131, e Palmeira dos Índios, com 4.788. Juntos, esses municípios somam 75.590 unidades consumidoras que poderiam estar recebendo o desconto previsto na Tarifa Social de Energia Elétrica.

De acordo com a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Patrícia Moraes, a distribuidora tem intensificado ações itinerantes em diferentes regiões do estado para ampliar o número de cadastros no programa. Em 2019. quando chegou em Alagoas, a Equatorial encontrou aproximadamente 150 mil famílias cadastradas na Tarifa Social. Atualmente, esse número já a chega a 546 mil.

Para Patrícia, a Tarifa Social representa um alívio importante no orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade, permitindo que os recursos economizados sejam direcionados para necessidades básicas, como alimentação, saúde e educação, além de contribuir para a economia dos municípios.


Para ter acesso ao benefício, não é necessário ser o titular da conta de energia. O cadastro é realizado por meio da vinculação do Número de Identificação Social (NIS) ao imóvel onde a família reside. O NIS pode ser utilizado apenas para uma unidade consumidora.


Quem tem direito à Tarifa Social?

Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda de até meio salário mínimo por pessoa;

Idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC);

Famílias com cadastro do NIS atualizado nos últimos dois anos;

Famílias com pessoas que dependem de aparelhos elétricos de uso contínuo, com renda mensal de até três salários mínimos;

Documentos necessários

CPF;

Número do NIS;

Número do BPC, se aplicável;

Código único da conta de energia.

Onde se cadastrar?

Agências de atendimento presencial da Equatorial Alagoas, nos 102 municípios do estado;

Call Center: 0800 082 0196;

WhatsApp, com a assistente virtual Clara, pelo número 82 2126 9200;

Site: www.equatorialenergia.com.br;

Com leituristas, agentes de campo e de negociação da distribuidora.

A Equatorial Alagoas reforça que a Tarifa Social de Energia Elétrica é um direito das famílias de baixa renda e que o cadastramento é simples, gratuito e pode gerar impacto direto na redução da conta de luz.