Notícias

MPF investiga abandono de igreja histórica em Penedo

Igreja de Nossa Senhora da Corrente, em Penedo (AL), foi construída por uma rica família abolicionista que usava o templo para esconder escravos em fuga

Por Veja 07/11/2025
MPF investiga abandono de igreja histórica em Penedo
Construção tombada pelo Iphan possui detalhes arquitetônicos do barroco, rococó e neoclássico, decorada com azulejos portugueses do Império e piso de cerâmica inglês (Foto: Prefeitura de Penedo/Divulgação)

O Ministério Público Federal (MPF) está investigando o abandono da Igreja de Nossa Senhora da Corrente, em Penedo, interior de Alagoas. A construção histórica é considerada uma das mais importantes do Nordeste.

A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A estrutura, construída por uma rica família abolicionista que a utilizava para esconder escravos em fuga, apresenta detalhes arquitetônicos do barroco, rococó e neoclássico, além de ser decorada com azulejos portugueses da época do Império e piso de cerâmica inglês.

LEIA TAMBÉM: Alagoas garante R$ 30 milhões para o audiovisual com aprovação em edital nacional do MinC

Hemoal Arapiraca estará em manutenção predial neste sábado (8) e não abrirá para coletar sangue

Localizada às margens do rio São Francisco, a igreja levou 30 anos para ficar pronta.

“A Igreja Nossa Senhora da Corrente remete ao poder das famílias. Seu altar-mor é totalmente banhado a ouro e os azulejos que adornam as duas laterais em seu interior vieram de Portugal. A família também era abolicionista, e por tempos usaram a igreja para esconder escravos até que pudessem fugir”, diz uma página da Prefeitura de Penedo.

A situação atual da igreja foi registrada pelo Iphan como “má conservação e risco iminente de perda de importantes características originais de elementos decorativos integrados”.