Anvisa recolhe lote do medicamento furosemida com suspeita de presença de caco de vidro
Segundo a agência, todos os produtos deste lote tiveram a comercialização, a distribuição e o uso suspensos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do medicamento furosemida, de lote 2411191, que tem validade até 30/11/2026, produzido pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda. Segundo a agência, foi identificada a presença de material estranho, semelhante a caco de vidro, no produto.
Todos os produtos deste lote tiveram a comercialização, a distribuição e o uso suspensos.
LEIA TAMBÉM: Central de Transplantes de Alagoas promove VII Seminário de Doação de Órgãos e Tecidos
"Um parecer emitido pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul (SC) constatou o desvio de qualidade", alerta a autarquia.
O medicamento é utilizado como um potente diurético, ou seja, ele ajuda a estimular a produção de urina.
O que fazer se tenho o lote afetado?
De acordo com a Anvisa, os profissionais de saúde ou pacientes que identificarem o lote citado podem comunicar o fato à Agência, pelos Canais de Atendimento, ou à Vigilância Sanitária (Visa) local, por meio dos canais disponíveis para consulta no portal da Anvisa.