Notícias

Eleições 2026: 61% dos eleitores não votariam em candidato que promete livrar Bolsonaro, segundo Datafolha

Instituto detectou outros 19% que apoiariam com certeza quem prometesse anistiar acusados do golpe de 8 de janeiro

Por Agência O Globo - 03/08/2025
Eleições 2026: 61% dos eleitores não votariam em candidato que promete livrar Bolsonaro, segundo Datafolha
Eleições. (Foto: Foto: José Cruz/Agência Brasil.)

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mediu como a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro ainda repercute entre os eleitores. Segundo a pesquisa, 61% dos brasileiros não votariam em um candidato que se comprometesse a isentar de penas ou punições o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de apoiadores acusados de atentarem contra a democracia e os condenados pelo episódio.

Entre os entrevistados, o instituto detectou 19% de eleitores que com certeza votariam em um candidato com esse posicionamento. Outros 14% talvez o escolhessem e 6% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, ouviu 2.004 pessoas e tem margem de erro de dois pontos para mais ou menos.

Apesar de presidentes terem o poder de dar indulto a presos, uma jurisprudência estabelecida no Supremo Tribunal Federal determina que isso não se aplica a crimes contra a democracia e o Estado de Direito. Com base nessa jurisprudência, a Corte derrubou o perdão de Bolsonaro ao ex-deputado Daniel Silveira, condenado por ameaçar as instituições e que hoje está em regime semiaberto.

Em março, o ex-presidente se tornou réu no julgamento da trama golpista no STF. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a trama golpista e tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados por tentarem dar um golpe de estado. A Primeira Turma do Supremo acolheu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a trama golpista e tornou réus Bolsonaro e sete aliados por tentarem dar um golpe de estado.

Tags