Entre o legado do pai e a força da própria trajetória, Lira consolida nome como o próximo senador de Alagoas
Há na política algo que nenhuma pesquisa consegue medir com precisão, mas que se revela nas urnas: a força do nome que atravessa gerações. Quando Arthur Lira (PP) oficializar sua pré-candidatura ao Senado na primeira quinzena de março, em Maceió, estará dando um passo que começou a ser desenhado há décadas, nos tempos em que seu pai, o ex-senador Benedito de Lira, percorria os 102 municípios alagoanos construindo uma das trajetórias mais respeitadas da história política do estado. O filho não apenas deu continuidade a esse legado — o superou, pavimentando com obras, votos e articulação o caminho que hoje o coloca como favorito à vitória em outubro.
O aspecto geracional da candidatura de Lira ao Senado carrega um simbolismo que transcende o marketing eleitoral. Benedito de Lira construiu uma trajetória que incluiu mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador, além de ter sido prefeito. Arthur transformou esse aprendizado em resultados próprios que hoje o colocam como o parlamentar federal que mais investimentos garantiu para Alagoas nos últimos anos.
“Meu pai me ensinou que política se faz com trabalho, presença e respeito ao povo. Levo esses ensinamentos onde quer que eu vá. No Senado, quero honrar esse legado e fazer ainda mais: garantir que cada alagoano, do Litoral ao Sertão, tenha em Brasília um representante que conhece suas dores e luta por suas conquistas”, afirmou Arthur Lira.
Mas se o sobrenome abriu portas, foi o trabalho que as manteve abertas. Arthur Lira construiu trajetória própria que inclui três mandatos de deputado estadual e quatro de deputado federal, sendo o mais votado da história de Alagoas em 2022, com 219.444 votos. Presidiu a Câmara dos Deputados por dois biênios e foi reeleito presidente da Casa em 2023 com 464 votos. Liderou a aprovação da Reforma Tributária na Câmara e relatou a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
A força da candidatura também se revela na capilaridade dos apoios construídos ao longo dos anos. Prefeitos de todas as regiões — do Litoral Norte ao Sertão, passando pelo Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana — já declararam adesão ao projeto. Entre eles estão Pauline Pereira, de Campo Alegre; Marlan Ferreira, de Limoeiro de Anadia; Beto Torres, de Belém; Ceci, de Atalaia; Luciano Barbosa, de Arapiraca; Edilza Alves, de Lagoa da Canoa; Bebeto Barros, de Girau do Ponciano; Bueno Higino, de Coité do Nóia; Teófilo Pereira, de Craíbas; Charles Pacheco, de São Sebastião; Denyse Siqueira, de Ouro Branco; Josélia Irmã de Zé Hermes, de Canapi; Tenorinho Malta, de Inhapi; Ziane Costa, de Delmiro Gouveia; Nayara, de Água Branca; Marcelo Beltrão, de Coruripe; Henrique Alves Pinto, de Barra de São Miguel; George Clemente, de São Miguel dos Campos; Higor Freitas, de Porto Real do Colégio; Ronaldo Lopes, de Penedo; Tiago Mateus, de Igreja Nova; Júnior Menezes, de União dos Palmares; Ângela Vanessa, de São José da Laje; Carlos Gonçalves, de Rio Largo; JHC, de Maceió; e Júnior Tuté, de Satuba. Trata-se de um conjunto expressivo de lideranças municipais que representa a diversidade política e regional de Alagoas.
Esse apoio não é fruto de alianças circunstanciais, mas resultado de entregas concretas nos municípios: moradias populares, sistemas de abastecimento de água no Sertão, pavimentação urbana, investimentos na Ufal, no Hospital Universitário e no Ifal, além de recursos para a saúde básica e fortalecimento da agricultura familiar. No Sertão, investimentos relevantes em irrigação impulsionaram o Canal do Sertão como vetor de desenvolvimento produtivo.
O lançamento da pré-candidatura, marcado para a primeira quinzena de março, em Maceió, deve reunir lideranças dos 102 municípios alagoanos. Será um ato simbólico que representa a consolidação de uma trajetória construída ao longo de décadas: o pai que abriu caminhos e o filho que ampliou a presença institucional de Alagoas em Brasília, reunindo experiência, articulação e capilaridade política em todas as regiões do estado.