Notícias
Creche José Madtton Vitor vence etapa municipal do 6º Concurso de Merendeiros
A etapa municipal da 6ª edição do Concurso de Merendeiras foi realizada, nesta sexta-feira (13), na Escola Municipal Pompeu Sarmento, no Barro Duro. O primeiro lugar ficou com a receita de camarão ao molho de maracujá, acompanhado de purê e chips de fruta pão, feita pela merendeira Lidyane Cristina de Oliveira Silva, da creche José Victor Madltton, que recebeu R$ 500,00 de premiação e livros de culinária.
Emocionada, a ganhadora disse que utilizou no preparo da receita o maracujá em substituição ao leite de coco, já que via a fruta no pé, da janela da cozinha da escola, além do alimento ser cultivado na agricultura familiar. “Quero inserir a fruta-pão para poder resgatar essa cultura e trazer para as escolas o uso da fruta-pão na merenda, pois as crianças não têm essa cultura de comer fruta-pão”, revelou Lidyane que vai representar Maceió pela segunda vez na regional.
A Escola Municipal Zaneli Caldas (Poço) ficou em segundo lugar com a receita jangada de banana-comprida, recheada com ragu de carne, acompanhada de farofa crocante, vinagrete azul e creme gelado de frutas, feita pela merendeira Manuelita Batista de Figueiroa. A Benedita da Silva Santos (Benedito Bentes) ficou em terceiro lugar com o prato caju primavera com arroz de castanha e purê de banana-comprida, feito pela merendeira Edna de Oliveira. As vencedoras ganharam livros de culinária como incentivo.
“As merendeiras utilizam alimentos in natura valorizando assim os alimentos da agricultura familiar. Dessa forma, participando do concurso as merendeiras conseguem mostrar a criatividade e a capacidade em elaborar essas receitas, que posteriormente podem ser utilizadas no cardápio”, pontuou a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Ana Denise.
A representante do Sebrae Alagoas, Tatiane Eigler, ressaltou que o concurso incentiva a compra de alimentos da agricultura familiar e o trabalho dos merendeiros. “Quanto mais a criança está alimentada, mais elas conseguem prestar atenção na sala de aula, e se elas não gostam da comida e jogam tudo fora, vão para a sala de aula com fome e com fome ninguém aprende. É esse o esforço que a gente tem feito”.
A superintendente de Governança e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles, ressaltou o retorno positivo da comunidade escolar acerca da qualidade da merenda oferecida aos estudantes. “Isso tem me alegrado muito, no tocante à rede poder oferecer, não só uma educação pública de qualidade, mas também uma merenda de qualidade, que cria doces memórias e que contribuem para a aprendizagem”, frisou.
O júri foi formado por representantes Embrapa, Senac Alagoas e cinco estudantes. O concurso de merendeiras é organizado pelo Sebrae Alagoas com o apoio da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Embrapa e Senac Alagoas.