Notícias

Iluminação em LED muda realidade de mulheres e crianças na Grota do Facão

Moradores contam que podem ficar conversando nas calçadas, enquanto as crianças brincam na rua à noite; isso só foi possível depois que a Ilumina instalou 287 luminárias em LED na comunidade

Por Assessoria 18/01/2024
Iluminação em LED muda realidade de mulheres e crianças na Grota do Facão
Iluminação em LED na Grota do Facão trouxe melhorias para os moradores. (Foto: Gabriel Stewart)

“Agora a gente fica até tarde conversando na porta, até de madrugada às vezes, os meninos podem brincar na rua e a gente fica olhando”. A fala é de Juliana dos Santos de Oliveira, moradora há 20 anos da Grota do Facão, em Ipioca, e refere-se à iluminação em LED, instalada pela Prefeitura de Maceió em toda comunidade em setembro do ano passado.

Juliana é dona da casa de número 56, de dois cômodos, localizada na parte alta da grota, onde mora com os quatro filhos e o marido. Ela conta que antes da intervenção da prefeitura de Maceió, sua rua era escura, iluminada apenas pela luz amarela de um poste mais distante.

Bem em frente à casa de Juliana está, agora, um dos 40 novos postes que iluminam a comunidade. Outras 247 luminárias convencionais presentes em postes já existentes no Facão foram substituídas por lâmpadas com tecnologia LED, através do programa Brota na Grota.

Juliana (ao centro) diz que agora pode ficar na porta e conversar com vizinhas devido à claridade na rua. (Foto: Gabriel Stewart)
Juliana (ao centro) diz que agora pode ficar na porta e conversar com vizinhas devido à claridade na rua. (Foto: Gabriel Stewart)

“Quando tava tudo escuro a gente não ficava aqui na porta, agora a gente fica, é muito bom, tudo claro, agora a gente fica até perder as horas. Aqui é muito bom de morar e agora é que eu não saio mais daqui, ficou ótimo e muito legal com LED na porta de casa, no quintal, na rua, em todo canto”, afirmou Juliana que estava acompanhada da sogra e mais duas vizinhas.

As moradoras receberam os diretores da Ilumina, que estiveram na localidade para vistoriar as obras de melhoras na rede de iluminação pública promovida pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina).

A diretora-presidente da pasta, Camila Porciúncula, confirma que a melhoria na segurança é uma tendência observada a partir da instalação de tecnologias de LED, principalmente nas comunidade de maior vulnerabilidade.

Comunidade aproveita iluminação em LED para aproveitar os momentos de lazer. Foto: Gabriel Stewart
Comunidade aproveita momentos de lazer. (Foto: Gabriel Stewart)

“Muito importante ver esse tipo de comportamento na prática. As mulheres ocupando as ruas, os jovens brincando nos seus bairros. Esse é o impacto direto das políticas públicas da gestão da prefeitura de Maceió, a exemplo do Brota na Grota, em direcionar os esforços do município para as áreas em que há uma maior necessidade. Fico muito feliz em ver essas mulheres reconhecerem o trabalho da Ilumina e de toda a gestão”, celebra Camila.

Marinalva Mendonça Bezerra, mora na Rua das Barreiras, também na grota do Facão, há 11 anos, e observa a mudança na segurança para as mulheres e crianças da comunidade. As “lampinhas” amarelas deram lugar às luzes brancas, diz a moradora, iluminando até dentro de casa.

“Meu marido liga quando é preciso e vocês da Ilumina sempre vem, rapidinho”, comenta Marinalva e diz que a nova iluminação mudou “para melhor” a sua casa.

Tags