Mobilidade Urbana
Malha cicloviária promove mudanças na mobilidade urbana de Maceió
Segundo a DMTT atualmente a capital conta com mais de S0km e interliga diversos bairros da capital
As ciclovias e ciclofaixas que compões a capital promoveram uma verdadeira mudança na rotina dos maceioenses. Hoje, por exemplo, é possível sair do bairro do Ouro Preto e ir à Centenário de bicicleta em segurança por meio de uma faixa exclusiva para os ciclistas.
Maceió até o momento conta com mais de 90km de malha cicloviária, constituída por ciclovias e ciclofaixas. Segundo o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), a quilometragem é três vezes maior do que a existente no início da gestão municipal. A implementação beneficia mais de 300 mil moradores que utilizam a bicicleta como meio de locomoção.
O segurança Davi Francisco celebra a expansão das ciclovias e conta que agora sua bicicleta virou meio de transporte. “Passei a me sentir mais tranquilo ao pedalar, além de economizar tempo evitando os congestionamentos. Sinto que foi um avanço importante, agora temos uma mobilidade mais eficiente e fluida", comemorou.
Além da ampliação, a atual gestão tem priorizado interligar esta malha, para que o ciclista possa seguir um trajeto contínuo de forma segura. É o que acontece, por exemplo, com uma pessoa que sai do Tabuleiro do Martins e vai até o Farol, que agora pode usar a ciclovia implantada na Avenida Fernandes Lima para se locomover.
É o caso da ciclista Míriam Pimentel. Moradora do bairro do Antares, a jovem relata que aos finais de semana tem feito uso da ciclovia para se exercitar. “Saio da parte alta e vou até a parte baixa da cidade de bicicleta, é um excelente cárdio. Faço questão de monitorar o tempo todas as vezes e sempre procuro diminuí-lo. Dá por volta de 27km ida e volta. Às vezes vou com meu irmão e nós voltamos pela orla, dando um giro na cidade, o que dá em média 50km”, relatou.
Dados do Observatório da Bicicleta revelaram que em 2023, Maceió foi a segunda capital que mais ampliou ciclovias nos últimos anos, com aumento de 27%. A capital alagoana ficou atrás apenas de Palmas (TO), que contou com acréscimo de 39,8%.
A Prefeitura de Maceió também investiu na implementação de cerca de 700 postes para garantir ainda mais segurança a quem trafega. A gestão investiu em equipamentos com tecnologia LED e fiação embutida, para melhorar a estética, trazer uma iluminação eficaz e reduzir os riscos de acidentes, além de inibir a prática de crimes como furto de cabos.