Maceió em Movimento
Temporada de cruzeiros bate recorde e traz mais de 30 mil turistas para Maceió em janeiro
Dois primeiros navios atracaram na manhã desta quarta-feira (08) no porto do Jaraguá Lívia Tenório - repórter
O setor turístico de Alagoas está a todo vapor neste início de ano e a previsão é de que a temporada de cruzeiros 24/25 movimente ainda mais as áreas ligadas ao turismo. Segundo informações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) mais de 34 mil pessoas irão desembarcar no porto do Jaraguá, inclusive, os primeiros navios chegaram na manhã desta quarta-feira (08).
O primeiro a chegar foi o navio Artania, da empresa Bernhard Schulte, com capacidade para 1.700 pessoas. Pouco depois, o MSC Grandiosa, com capacidade para 8.000 pessoas atracou no porto. Após sair de Alagoas, o MSC segue para a cidade de Santos, em São Paulo.
A temporada 24/25 já se consagrou como a maior da história de Alagoas. O primeiro navio, Costa Pacífica, atracou em solos alagoanos no dia 18 de novembro. De lá para cá, mais seis cruzeiros atracaram no porto, com mais de 36 mil passageiros abordo.
Natural de São Luís, o cruzeirista Alfredo Buarque veio acompanhado de sua esposa para Maceió visitar a filha do casal. “Não é a primeira vez que venho a cidade, já trabalhei 25 anos aqui, mas dessa vez estou vindo por um motivo especial. Aproveitei que o cruzeiro desembarcou na capital de Alagoas para visitar minha filha. Ela está vindo nos buscar”, relatou.
Já Fátima Freire é moradora da capital e embarcou com seu marido no fim de dezembro. “Embarcamos aqui e agora estamos voltando. Foi uma experiência maravilhosa, recomendo a quem puder”.
Antecedendo a chegada dos cruzeiristas, os ônibus de passeio chegaram cedo ao porto para aguardá-los. Os transportes levam as pessoas até pontos turísticos do estado para que elas possam desfrutar o que há de melhor em Alagoas. Uma das primeiras paradas foi logo na saída do porto, no Mercado das Artes 31, onde os turistas podem conhecer um pouco da cultura local.
Quem celebra a chegada dos turistas são os ambulantes e os organizadores de passeios de jangada. Márcio aguardava ansioso os cruzeiristas para convidá-los a conhecerem as piscinas naturais da Pajuçara. “É uma das melhores épocas para trabalhadores do setor. Além de proporcionar uma experiência inesquecível para eles, também aumentamos bastante nosso lucro. Todo mundo sai ganhando”, contou.
Parte das excursões são escolhidas antecipadamente pelos passageiros, que podem selecionar o passeio de acordo com suas preferências. Desde idas a praias, museus, pontos históricos e mercados de artesanato.
De acordo com a Cruise Lines International Association (Clia) esta temporada conta com 7 mil leitos a mais do que o ofertado na temporada anterior. Ainda segundo informações da associação, a expectativa é de que mais de R$ 80 milhões sejam injetados na economia do estado através da chegada de cruzeiros.