Maceió em Movimento

Corridas de rua tem ganhado cada vez mais adeptos na capital

Seguindo a tendência nacional, o esporte é considerado um “remédio gratuito” para a saúde da população e tem ganho cada vez mais adeptos

Por Livia Tenório 07/01/2025
Corridas de rua tem ganhado cada vez mais adeptos na capital
Jamylle Bezerra é jornalista e já é veterana no mundo das corridas (Foto: Lívia Tenório)

Um levantamento divulgado pela Ticket Sports nesta segunda-feira (06) revelou que o número de inscrições em provas de corrida de rua, ciclismo e triatlo aumentaram 75% de 2024 em relação ao ano anterior. Em Maceió, a modalidade tem conquistado cada vez mais pessoas e promete seguir forte este ano.


O estudante de jornalismo Clebson Kauan iniciou no universo das corridas em setembro a convite de um amigo. “A primeira experiência foi de 5 km, no 3º Circuito Arnon de Mello, que foi um grande desafio. Como sou iniciante, fico no máximo nos 6 km. Minha meta é chegar aos 10 km e correr um circuito nessa modalidade", disse.


Já Yasmin Evangelista relata que foi a internet quem plantou a sementinha da corrida em sua mente. “Sempre gostei muito de me exercitar e estava meio enjoada das modalidades que eu já estava praticando, queria algo novo. E aí foi quando os conteúdos da internet sobre corrida começaram a bombar. E eu achei super interessante porque é um esporte muito prático e democrático", relata.


E não é só em Maceió não, a pesquisa revelou ainda que, a região Nordeste foi a que mais registrou crescimento em relação ao levantamento de 2023, com sua participação tendo ido de 9% para 22,3%. O Sudeste segue na liderança, mas recuou de 60,2% para 51%.


Como bem dito por Yasmin, a corrida é um esporte democrático. Basta ter par de tênis, uma camiseta e um shorts, abrir o portão de casa e escolher o trajeto, seja uma caminhada para quem está começando ou um ritmo acelerado para os já experientes.


E experiência com corridas é o que a jornalista Jamylle Bezerra tem de sobra. Ela conta que corre há mais de 10 anos e a atividade já se incorporou ao seu cotidiano. “Lugar para correr não falta, né? Às vezes, falta tempo, mas sempre que tenho tempo, eu não perco a oportunidade. Mesmo morando na Serraria, desço para a orla aos finais de semana e corro lá logo cedinho, com o sol nascendo, é bem legal".


A jornalista já chegou a correr uma meia maratona (21km), em Olinda, em 2018. A parte mais curiosa do relato é que na época da competição ela estava grávida, mas até então não fazia ideia. “Não sabia que estava no início da gestação, e aí eu passei muito mal no final da corrida, sem saber o motivo. Desde então, não corri mais 21km, meu máximo são 15", relembrou.


E para quem ficou interessado, o calendário de corridas de rua em Maceió para 2025 já foi divulgado. O calendário engloba corridas de 5km, 10km, meias maratonas e maratonas, com a primeira marcada para acontecer no próximo dia 15 de janeiro.

Confira clicando aqui.

Tags