Sistema Indústria e Sebrae reúnem empresas e instituições de fomento em evento de inovação no SENAI Cimatec
Depois de passar pelo Sul e Centro-Oeste, Jornada Nacional de Inovação da Indústria encerra região Nordeste. Especialistas e empresários vão apresentar novos projetos, desafios e recursos disponíveis
Empresas e instituições de fomento que mais investem em inovação industrial no país estarão reunidas em Salvador nesta semana para discutir a importância de projetos de alto impacto na competitividade e como a indústria pode ser mais digital e sustentável. Nesta terça (25) e quarta-feira (26), o SENAI Cimatec, em Salvador (BA), recebe o encontro regional Nordeste da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, evento gratuito e itinerante que está percorrendo todo o Brasil para discutir soluções, desafios e oportunidades de inovação para a indústria brasileira.
Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro conta correalização das federações das indústrias dos nove estados do Nordeste, incluindo a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A programação começa na terça-feira (25) com o Diálogos da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), fórum nacional que reúne as empresas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no país. Representantes da Universidade de São Paulo (USP), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do SENAI Cimatec e das empresas Gen-t, Eurofarma, Shell e Windey Energy vão apresentar e abrir o debate sobre projetos de alto impacto.
No período da tarde, acontecem os painéis da Jornada Nacional de Inovação – regional Nordeste, onde serão apresentados os resultados dos encontros nos estados da região. Os participantes poderão conhecer e discutir sobre as principais oportunidades e os desafios de inovar no Nordeste. FIEB, Sebrae e CNI abrem as discussões, que terão como ponto de partida projetos da Borborema Recursos Estratégicos (BRE), Medicicor e Shell. Para fechar, BNDES, Embrapii e Finep falam sobre os recursos reembolsáveis e não reembolsáveis disponíveis para quem quer investir em inovação.
Já na quarta-feira (26), os participantes poderão fazer uma visita técnica ao SENAI Cimatec Piatã e SENAI Cimatec Park. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site.
O que é a Jornada Nacional de Inovação
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria, que começou em julho e já passou pelos estados do Sul e Centro-Oeste, encerra a passagem pela região Nordeste. Depois, a caravana segue para Sudeste e Norte.
Ao percorrer capitais e cidades do interior, a Jornada está mapeando as principais demandas e as novas tecnologias que indústrias e deep techs – startups de base científica tecnológica – têm para inovar. Ao fim, os resultados serão apresentados e debatidos no Congresso Nacional de Inovação, em São Paulo, em março de 2026.
Programação do Encontro Regional Nordeste da Jornada Nacional de Inovação da Indústria:
25 de novembro
📍 SENAI CIMATEC | Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã, Salvador – BA
Manhã (8h30 às 12h) – Diálogos da MEI: Projetos de Alto Impacto como Alavanca de Competitividade
Participam: FIEB, CNI, USP, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Gen-t, Eurofarma, Shell, Windey Energy e SENAI Cimatec
Tarde (13h30 às 18h) – Jornada Nacional de Inovação – Encontro Regional Nordeste
Participam: FIEB, Sebrae, CNI, Borborema Recursos Estratégicos (BRE), Medicicor, Shell, BNDES, Embrapii e Finep
26 de novembro
Manhã (9h às 12h30) – Visita técnica ao SENAI CIMATEC Piatã: Centro Integrado de Educação, Pesquisa Aplicada e Inovação Industrial
📍 Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã, Salvador – BA
Tarde (13h30 às 15h30) – Visita técnica ao SENAI CIMATEC Park: Complexo de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Baiana
📍 Via Atlântica, BA 530, km 2,5 – Camaçari – BA
Garanta sua inscrição aqui.