Blogs

Maceió de Rás Gonguila e a magia da Cultura Popular Alagoana serão enredo do próximo carnaval da Beija-Flor!

Por 22/05/2023
Maceió de Rás Gonguila e a magia da Cultura Popular Alagoana serão enredo do próximo carnaval da Beija-Flor!
(Foto: )

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis - RJ, lançou no último dia 13 de Maio ao sabor de uma tradicional feijoada e muito samba o seu próximo enredo que abordará o tema: “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila” o evento contou com uma comitiva de 18 participantes de Alagoas organizada pela FOCUARTE.

A Escola Nilopolitana ganhadora 14 vezes do carnaval Carioca pretende realizar um desfile histórico no próximo ano tendo como figura central o alagoano e também carnavalesco Rás Gonguila. Talvez pelo nome as gerações mais novas não lembrarão, mas, quem viveu o carnaval de Maceió entre as décadas de 1940 a 1970 ou que já pesquisou sobre o assunto com certeza vai recordar dessa figura negra, popular e fundamental para a manutenção do carnaval na capital.

De acordo com Edberto Ticianelli, seu nome de batismo era Benedito dos Santos, nasceu em 1905 na antiga Rua do Macena em Maceió. Durante a vida trabalhou como engraxate e nesse ínterim fundou na década de 1930 o Clube Carnavalesco Cavalheiros dos Montes, a agremiação tinha uma sede na Rua São Paulo na Ponta Grossa e foi uma das mais importantes do carnaval. Pra você ter uma noção, o eterno Moleque Namorador chegou a disputar concursos de frevo representando o dito Bloco de Gonguila.

O Enredo vai falar sobre as nobrezas de Maceió, de Nilópolis e da Etiópia. Um encontro mágico de personagens reais, mas que nunca se viram guiados pela luz dos encantados e da ancestralidade, com as cores, os ritmos e a pisada frenética dos folguedos alagoanos. Um delírio baseado na realidade, desafiando o espaço e o tempo, algo que só o carnaval poderá nos brindar, algo que só o próprio Gonguila pôde deixar como legado. A partir da imaginação fértil do ilustre alagoano, a escola vai embarcar numa jangada encantada para conhecer, do outro lado do mundo, os folguedos, o mar, a alegria e a bravura do sangue alagoano que se mistura ao de Nilópolis e do carnaval carioca.

João Lemos, presidente da FOCUARTE disse que a iniciativa da Escola só vem fortalecer os trabalhos que atualmente estão sendo realizados para o protagonismo das culturas populares e do artesanato. “Estamos em festa! Primeiro por poder está no Rio de Janeiro com uma comitiva significativa representando Alagoas neste momento histórico, depois saber que iniciativas como essa alavancam a nossa indústria da cultura e da economia criativa. A Beija-Flor colocou os nossos detentores na crista da onda e reverenciou a negritude, a ousadia e amor de Gonguila pelas brincadeiras do nosso povo”.

Durante a primeira visita ao estado a equipe da Beija-Flor foi acompanhada por uma comitiva da FOCUARTE para conhecer grupos das culturas populares e tradicionais. Em São Miguel dos Campos, visitaram a mestra Ana Paula Rocha Lins e a Taieira Nair da Bertina, em Coqueiro Seco a mestra Lucimar Alves da Costa com a Chegança Silva Jardim e a mestra Nilza Cícera de Araújo com as Baianas Voltam a Sorrir, em Pilar prestigiaram apresentações do Boi do Canário e do Guerreiro Treme Terra do mestre Edvar Vicente Feitosa. Já em Maceió, a equipe pôde se encontrar com familiares de Rás Gonguila, o Pastoril Recordar é Viver da mestra Ana Alves Ferreira, o Fandango e com a Associação das Rendeiras do Pontal da Barra. Em breve, novas visitas deverão ocorrer para o fortalecimento do enredo.

Além do prefeito JHC e do presidente da FMAC João Hugo Lyra,  o evento contou com a presença de André Vieira -  secretário de Cultura, Marcos Paulo - assessor de comunicação e da mestra Ana Paula Rocha Lins de São Miguel dos Campos , Ruthnea Camelo - diretora municipal de cultura e do mestre Edvar Vicente Feitosa de Pilar, Rafael Nascimento - secretário municipal de Cultura de Japaratinga, da mestra Goretti Brandão de Santana do Ipanema e de Maceió garantiram a festa Lucineide Barbosa, Thayse Oliveira, Carmen Valéria e Siverônia Galdino, João Lemos, Eliane Carlos, Lêdice Freitas, Celma Lemos, Neide Sousa e Ducy Lima.

Enquanto o carnaval não chega, a gente indica acompanhar os preparativos através das redes sociais da escola e notícias da mídia. E claro, se for possível está no Rio de Janeiro em Fevereiro do próximo ano pra ver de perto o maior espetáculo da terra que contará com o desfile da azul e branco de Nilópolis patrocinada com um bonita quantia financiada pela Prefeitura Municipal de Maceió. VAMOS FAZER VALER!