Blogs
InsSciDE EU: Sorbonne Université declara interesse em se tornar centro de referência para Diplomacia Científica
A Conferência de Conclusão do projeto InsSciDE EU (Inventing a shared Science Diplomacy for Europe) ocorreu nesta semana. Foram dois dias (23 e 24 de junho) de apresentações, discussões e treinamentos realizados pela equipe multidisciplinar, coordenada pelo Prof. Pascal Griset (Université Sorbonne) em parceria com a UNESCO e outras instituições.
O evento foi aberto por Nathalie Drach-Temam, presidente da Sorbonne Université, anunciando as ambições da instituição em termos de diplomacia científica. Em seu discurso, a professora a menciona como uma das prioridades da nova governança da universidade e declara que
“A estruturação da diplomacia científica em escala europeia e internacional permitirá responder aos desafios globais que temos de enfrentar hoje . O mundo acadêmico tem o dever de falar cientificamente com integridade, abertura e confiança. A Universidade Sorbonne tem muitos ativos para se tornar um centro de especialização e treinamento no campo da diplomacia científica.”
Segundo os participantes da pesquisa, InsSciDE EU “explora a história da diplomacia científica e oferece uma estrutura para entender suas diversas aplicações, conceitos relacionados e a dinâmica de poder subjacente. A pesquisa foi conduzida em trabalhos interdisciplinares focados em temas sob a égide da 'diplomacia científica' – Patrimônio, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Espaço – bem como em trabalhos transversais que destacam contribuições de academias de ciências e redes de diplomatas científicos para enfrentar os desafios globais.”
Interessados no tema poderão ter acesso ao livro de Estudos de Caso de Diplomacia Científica, oficialmente disponível (open acces) em https://bit.ly/3HLfnqs.
**Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional, Educação Global e temas correlacionados no jornal “O Dia Alagoas” e no site “O Dia Mais”. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email [email protected]m.