Notícias

Deputado Paulão alerta para risco de faltar transporte público no 2º turno

Por B News Alagoas 08/10/2026
Deputado Paulão alerta para risco de faltar transporte público no 2º turno
Federal pede que direção estadual do PT discuta com o TRE e a AMA garantias para o eleitor chegar às urnas. (Foto: Divulgação)

O deputado Paulo Fernando dos Santos (PT/AL), o Paulão, participou, na última terça-feira, 6, em Brasília, da reunião da cúpula e da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). O encontro teve como objetivo avaliar os resultados do primeiro turno das Eleições, e alinhar a estratégia da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca reeleição, no 2º turno.

Mesmo confiante na reversão do 1,87% de diferença entre o presidente Lula, candidato de seu partido, que chegou em segundo lugar, e Flávio Bolsonaro, candidato da direita, o deputado manifesta uma preocupação.

Ele teme que, na votação do 2º turno, marcada para o próximo dia 25, deputados e senadores eleitos, prefeitos, e cabos eleitorais, não tenham o mesmo empenho do 1º tuno, quando estavam na disputa. O temor é que eles podem não garantir a estrutura pública, como o transporte, que foi assegurada aos eleitores na votação do domingo, 4.

Um dos motivos da preocupação é quanto ao efeito, nos prefeitos e dirigentes públicos, da candidatura do deputado federal Alfredo Gaspar (PL/AL), que integra a chapa do opositor de Lula, como candidato a vice-presidente. Por isso, o deputado propõe que a direção estadual do partido adote algumas providências para evitar que o eleitor tenha dificuldades de transporte.

“Compete principalmente ao PT Alagoas ter uma reunião urgente com o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas) para que ele chame a AMA (Associação dos Municípios Alagoanos) para garantir que a estrutura do transporte público funcione plenamente, pois o deslocamento dos eleitores é fundamental” – alertou Paulão.

Críticas e cobranças

Sobre a reunião nacional do Partido, Paulão revelou que o encontro foi marcada por fortes cobranças e autocríticas.

Ao ser indagado sobre manifestações que foram divulgadas na mídia nacional, como as críticas à primeira-dama, Janja Silva, que estaria interferindo além da conta nos rumos da campanha eleitoral, o deputado se mostrou cauteloso.

“A gente tem que ter muita prudência. Se formos arrumar bode expiatório agora, perdermos centralidade nas ações. Na minha visão a gente tem que focar no segundo turno” – afirmou o deputado, ressaltando sua confiança na reversão do resultado obtido pelo candidato petista, no 1º turno.

No domingo, 4, a disputa presidencial terminou com Lula em segundo lugar, separado de Flávio Bolsonaro (45,16%), por 1,87 ponto percentual. “Acredito na virada, porque são mais de 30 bilhões de eleitores. Claro que a parcela dessa no segundo turno não irá votar. Mas outra parcela são eleitores de Lula” - afirma Paulão.

Ele avalia que essa diferença se deveu a desistência de eleitores em permanecer nas longas filas que se formaram nas seções eleitorais, principalmente pessoas com idade avançada, com patologias. Votar em cinco candidatos (presidente, governador, dois senadores, deputados federal e estadual) acabou confundindo muitos eleitores.

A expectativa – acrescenta o deputado federal – é que no próximo dia 25, data do segundo turno, o processo será mais rápido. “É apenas um voto e os mais de 70 têm preferência na fila. Então vai ter uma eleição rápida, a fila desaparece” – avalia Paulo Fernando.

Por fim, o deputado reafirmou sua confiança na reeleição do presidente. “Tenho muita fé que a gente vai virar e o Lula vai continuar governando o Brasil para o bem do povo brasileiro” – concluiu Paulão.