Tropas federais embarcam para reforçar segurança em 7 cidades de AL
Cerca de 300 militares vão atuar em 87 locais de votação neste domingo
Cerca de 300 militares do Exército Brasileiro embarcaram nesta sexta-feira, 2, para reforçar a segurança durante o primeiro turno das Eleições 2026 em sete municípios do interior de Alagoas. A tropa saiu do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), no bairro do Farol, em Maceió.
Os militares serão distribuídos em 87 locais de votação de Rio Largo, Junqueiro, Teotônio Vilela, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Piaçabuçu e Igreja Nova. Ao todo, a operação conta com 37 viaturas.
As primeiras equipes deixaram o batalhão por volta das 8h. Os demais militares embarcaram no início da tarde. A atuação faz parte das ações de Garantia da Votação e da Apuração (GVA), em apoio às forças de segurança que estarão nos municípios durante o pleito.
Segundo o Exército, os militares atuarão em conjunto com os demais órgãos de segurança pública para garantir a realização da votação e da apuração em ambiente seguro.
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) havia aprovado, em setembro, o pedido de tropas federais para Rio Largo, Teotônio Vilela e Junqueiro. A solicitação considerou avaliações de risco e manifestações das zonas eleitorais.
A votação do primeiro turno ocorre neste domingo, 4, das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Em Alagoas, não há diferença de fuso, e o horário será mantido no estado.