Notícias

Casal adota novo modelo de conta de água; veja o que muda para o consumidor

Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) adotou o modelo NFAg-e

Por Assessoria 22/09/2026
Casal adota novo modelo de conta de água; veja o que muda para o consumidor
Conta de água da Casal Alagoas (Foto: Divulgação/Assessoria)

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) passou a adotar um novo formato digital para emissão da conta de água. Os consumidores passaram a receber, a partir deste mês, a Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica (NFAg-e), modelo 75. O atual modelo não vai alterar o valor de consumo, a data de vencimento ou a leitura do hidrômetro.

O novo formato entra em vigor para cumprir exigências da legislação tributária. Com a nova atualização, o consumidor terá acesso a todos os detalhes da nota fiscal do mês em questão apenas apontando a câmera do celular para o QR Code no documento.

A atualização também vai alterar o tamanho do documento que será entregue em cada residência. O mesmo vai conter todas as informações fornecidas no formato anterior.

A norma é obrigatória para todas as empresas do setor. As empresas precisam se adequar às novas regras a partir de dezembro deste ano. O novo formato foi criado com o objetivo de padronizar e modernizar a cobrança das contas de água e esgoto.