Entidades do setor produtivo recebem JHC durante sabatina na FIEA
Lideradas pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), entidades do setor produtivo receberam o candidato JHC, do PSDB, na manhã desta segunda-feira (31), na Casa da Indústria, em Maceió. O encontro marcou mais uma rodada de diálogo entre representantes da economia alagoana e candidatos ao Governo do Estado.
A abertura foi conduzida pelo presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, que ressaltou o papel do setor produtivo na construção de propostas para o desenvolvimento de Alagoas. Para o presidente da FIEA, apesar das transformações na comunicação eleitoral, e da presença da inteligência artificial, permanece a necessidade de propostas concretas. “Precisamos criar um ambiente para que a indústria, a agricultura e a pecuária, o comércio, os serviços, o turismo e os pequenos negócios possam crescer, investir e se tornar cada vez mais competitivos”, disse.

Lyra também destacou que a “Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas – 2026”, também entregue na semana passada ao candidato Renan Filho (MDB), foi construída de forma conjunta pela FIEA, Fecomércio, Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (FAEAL), Federalagoas e Sebrae. O documento reúne propostas voltadas à melhoria do ambiente de negócios, segurança jurídica, infraestrutura, logística, qualificação profissional, inovação, tecnologia e atração de investimentos.
Propostas
Ao apresentar suas propostas, JHC defendeu uma relação permanente entre governo e iniciativa privada. “Estou pronto para governar Alagoas, para fazer o melhor governo da história do nosso estado. E estejam prontos para que a gente possa caminhar junto. Ninguém conhece mais de Alagoas do que vocês. O maior patrimônio que o nosso Estado tem são as pessoas”, afirmou.

O candidato disse que pretende estabelecer um pacto com o setor produtivo, especialmente nas áreas de educação e formação profissional. Para ele, a qualificação da mão de obra é fundamental diante do avanço da automação e da inteligência artificial.
Na área econômica, JHC afirmou que a reforma tributária exigirá uma nova estratégia para atrair e manter empresas no Estado. Entre as medidas citadas estão o uso dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, incentivos não fiscais e uma estrutura permanente de governança com participação do setor produtivo.
“O setor produtivo vai ser fundamental nessas discussões”, declarou. Ele também defendeu a adoção de mecanismos de subvenção econômica para apoiar empresas instaladas em Alagoas e novos investimentos.

Infraestrutura
Outro ponto destacado foi a infraestrutura. JHC citou a necessidade de ampliar estradas, melhorar a logística e garantir energia para atividades produtivas, principalmente no interior. Segundo ele, investimentos nessa área são essenciais para aumentar a produtividade e facilitar o escoamento da produção.
No agronegócio, o candidato defendeu mais assistência técnica, tecnologia, insumos e melhoria das estradas vicinais. Também apontou a necessidade de fortalecer a patrulha rural e integrar as estruturas de segurança para ampliar a proteção no campo.
Para o turismo, JHC propôs integrar os municípios e promover Alagoas como um destino único, aproveitando diferentes segmentos, como turismo cultural, religioso, gastronômico e de natureza. Ele citou a experiência de Maceió como referência para ampliar o tempo de permanência dos visitantes e distribuir os benefícios da atividade para outras regiões. “É um só o Estado e é uma só Alagoas”, afirmou ao defender uma estratégia integrada de promoção turística.

Diálogo
O candidato encerrou sua participação reforçando a importância do diálogo com as entidades empresariais. “Não há nada que nos mova, o mercado é confiança, política é confiança, iniciativa privada é confiança. A gente precisa dar as mãos”, declarou.
Ao final, foram entregues materiais que reúnem diagnósticos e propostas para o desenvolvimento do Estado, reforçando a intenção das entidades de manter o diálogo com os futuros gestores de Alagoas.