Vítimas de violência podem ser acolhidas na Sala Lilás do Hospital Regional da Mata
Novo ambiente busca evitar a revitimização, garantindo que a pessoa em situação de violência receba cuidados de saúde e orientação em um espaço privado, seguro e acolhedor
Mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, população negra e povos e comunidades tradicionais em situação de violência já podem ser acolhidos na Sala Lilás do Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, para atendimento humanizado e reservado.
O espaço funciona 24 horas e foi entregue nessa terça-feira (11), sendo projetado para assegurar sigilo, proteção e escuta qualificada durante o atendimento.
O novo ambiente busca evitar a revitimização, permitindo que a pessoa em situação de violência receba cuidados de saúde, acolhimento e orientação em um espaço privado e humanizado.

Equipes capacitadas recepcionam o público para o atendimento com foco na preservação da dignidade, da autonomia e das necessidades específicas de cada caso. Além da assistência à saúde e do suporte psicossocial, a estrutura atua de forma articulada com os demais serviços e órgãos que integram a rede de proteção.
Com a disponibilidade desse espaço, a assistência especializada é ampliada para os municípios que compõem a 3ª Região de Saúde de Alagoas. A medida contribui para organizar os fluxos de atendimento e encaminhamento, facilitando o acesso a cuidados multidisciplinares em momentos de vulnerabilidade.
Pessoas que necessitarem de acolhimento ou atendimento em saúde decorrente de situações de violência, sejam elas física, psicológica, sexual, patrimonial ou de outras naturezas, podem procurar a unidade para receber a assistência adequada, com garantia de atendimento humanizado, sigiloso e articulado com a Rede de Atenção às Violências (RAV).