Notícias

Com salto na proficiência em Português e Matemática, Ensino Médio de Alagoas cresce pelo 3º ciclo seguido no Ideb

Por Assessoria 06/08/2026
Com salto na proficiência em Português e Matemática, Ensino Médio de Alagoas cresce pelo 3º ciclo seguido no Ideb
Estudante da rede. (Foto: Reprodução)

O crescimento do Ensino Médio de Alagoas no Ideb 2025 é sustentado por avanços consolidados tanto no desempenho dos estudantes quanto na permanência escolar. Segundo análise da FGV DGPE (Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais), o estado alcançou o seu 3º ciclo consecutivo de crescimento, elevando o indicador do Ensino Médio (Tradicional + EPT) de 4,0 para 4,2, garantindo posição entre os cinco melhores desempenhos do Nordeste.

Os dados detalhados mostram uma evolução significativa nas disciplinas fundamentais. Em Língua Portuguesa, a proficiência média dos alunos saltou de 259,09 para 265,4 (alta de +6,31 pontos). Em Matemática, a nota média subiu de 258,99 para 263,7 (ganho de +4,71 pontos).

Outro pilar determinante para o resultado foi o indicador de fluxo escolar, que atingiu a marca de 99,8% em 2025, frente aos 95% registrados em 2023. O índice demonstra a eficácia das políticas estaduais de combate ao abandono escolar e incentivo à conclusão dos estudos na idade certa.

A adesão das escolas públicas estaduais às avaliações também foi destaque, com a rede alcançando cerca de 84% de engajamento e participação, assegurando um diagnóstico preciso da realidade educacional do estado.

De acordo com o governador de Alagoas, Paulo Dantas o resultado do Ideb 2025 comprova que a educação de Alagoas vive a sua maior transformação histórica. Ele diz ainda que não se trata apenas de números, mas de alunos aprendendo mais e permanecendo em sala de aula.

"Alcançar a segunda maior evolução do país nos Anos Iniciais, subir pelo terceiro ciclo consecutivo no Ensino Médio e chegar a quase 100% de fluxo escolar mostra que o trabalho planejado traz resultados reais. Parabéns a cada professor, gestor e estudante da nossa rede pública por esse orgulho para o nosso estado", destacou Paulo Dantas.