Notícias

PL e PP oficializam aliança e fecham dobradinha com Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado

Por Tribuna do Sertão 02/06/2026
PL e PP oficializam aliança e fecham dobradinha com Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado
Arthur Lira e Alfredo Gaspar selam aliança. (Foto: Reprodução.)

O Partido Liberal e a União Progressista divulgaram, nesta segunda-feira, 1º de junho de 2026, uma nota conjunta ao povo de Alagoas em que formalizam o compromisso de caminhar juntos no processo eleitoral deste ano. O documento consolida politicamente a dobradinha formada pelo deputado federal Alfredo Gaspar, do PL, e pelo deputado federal Arthur Lira, do Progressistas, para a disputa das duas vagas de Alagoas ao Senado Federal.

A nota é curta, mas tem forte significado político. Ao anunciar a aliança, PL e União Progressista buscam demonstrar unidade, organização e capacidade de enfrentamento na eleição majoritária. O movimento ocorre no mesmo dia em que o MDB também apresentou sua chapa ao Senado, com Renan Calheiros e Dr. José Wanderley, reforçando que a disputa em Alagoas tende a ser uma das mais acirradas do país.

No texto, os partidos afirmam que o compromisso firmado está “alicerçado na defesa dos interesses dos alagoanos e dos brasileiros, no desenvolvimento do Estado e do País e nos valores que fortalecem as famílias”.

A declaração aponta para uma tentativa de construção de discurso amplo, voltado tanto ao eleitorado conservador quanto aos setores que defendem desenvolvimento econômico, fortalecimento institucional e representação política mais alinhada ao campo da direita e do centro-direita.

A nota também afirma que o projeto “se consolida no fortalecimento das pré-candidaturas de Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado Federal”, além do “compromisso mútuo de construir uma aliança política capaz de atender aos anseios do povo alagoano e do povo brasileiro”.

Com isso, Alfredo Gaspar e Arthur Lira deixam claro que pretendem caminhar juntos na disputa. A composição tem peso político. Alfredo chega ao processo eleitoral como deputado federal ligado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e tenta ocupar o espaço de uma candidatura identificada com a direita em Alagoas. Arthur Lira, por sua vez, é uma das lideranças mais influentes do Congresso Nacional, ex-presidente da Câmara dos Deputados e figura central do Progressistas.

Tags