Notícias

Programa de Distribuição de Alevinos atinge a marca de meio milhão de entregas em 2026

Programa também fomenta a produção de pescado no estado para consumo e comercialização Ascom Seagri Tatiane Bastos / Ascom Seagri O Programa de Distribuição de Alevinos atingiu a marca de mais de meio milhão de entregas para mais de 700 piscicultores fami

Por Agência Alagoas 21/05/2026
Programa de Distribuição de Alevinos atinge a marca de meio milhão de entregas em 2026
Programa também fomenta a produção de pescado no estado para consumo e comercialização (Foto: Tatiane Bastos / Ascom Seagri)

O Programa de Distribuição de Alevinos atingiu a marca de mais de meio milhão de entregas para mais de 700 piscicultores familiares alagoanos em 2026. O número é o maior já registrado nos primeiros meses de execução da iniciativa e supera a meta estabelecida para todo o ano. 

A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), e faz parte do programa Alagoas Sem Fome, por assegurar alimento saudável na mesa das famílias. O programa também fomenta a produção de pescado no estado para consumo e comercialização, atuando como complemento de renda.  

A iniciativa atende piscicultores, agricultores familiares e produtores rurais que tenham mananciais hídricos propícios para criação de peixes. Cada família beneficiada recebe os alevinos de acordo com a capacidade de produção.  

Em média, cada produtor recebe cerca de 1.000 alevinos na distribuição. Os peixes demoram entre 6 a 8 meses para atingir cerca de 500 gramas, ideal ou para consumo ou para comercialização, se foram produzidos num sistema de cultivo semi-intensivo, o sistema da maioria dos beneficiários do programa.