Notícias

Livro resgata trajetória de Alba Correia, símbolo de resistência na ditadura em Alagoas

Por Assessoria 10/04/2026
Livro resgata trajetória de Alba Correia, símbolo de resistência na ditadura em Alagoas
Livro resgata trajetória de Alba Correia, símbolo de resistência na ditadura em Alagoas (Foto: reprodução)

Será lançado nesta sexta-feira (10), às 19h, na Associação Comercial de Maceió, o livro “Alba, a beata comunista – fé e subversão na ditadura militar em Alagoas”, publicado pela Editora da Universidade Estadual de Alagoas.

A obra retrata a vida de Maria Alba Correia da Silva, mulher negra, educadora e militante que, aos 88 anos, é reconhecida como símbolo de resistência democrática no estado.

Nascida em 1938, no bairro do Farol, em Maceió, Alba teve atuação marcante durante o período da Ditadura Militar no Brasil, quando ajudou a proteger perseguidos políticos, acolhendo amigos e famílias. Na clandestinidade, utilizava o codinome “Marta” como estratégia de segurança diante da repressão.

Ao longo da trajetória, participou de organizações como a Ação Popular e o Partido Comunista do Brasil, além de integrar o Movimento de Educação de Base e manter forte vínculo com a Teologia da Libertação.

Ex-professora da Universidade Federal de Alagoas, Alba também teve papel relevante na construção de políticas educacionais e na articulação de movimentos feministas em Alagoas.

O livro é organizado pelos jornalistas Cíntia Ribeiro e Ênio Lins e reúne depoimentos, registros históricos, imagens e textos em primeira pessoa, compondo um retrato íntimo e político da protagonista.

O evento é aberto ao público e reúne pesquisadores, jornalistas e interessados na memória política e social de Alagoas.