Notícias

Criminosos morrem após reagirem a abordagens policiais em Maceió e Viçosa

Por Agência Alagoas 09/04/2026
Criminosos morrem após reagirem a abordagens policiais em Maceió e Viçosa
Segurança Pública de Alagoas tem atuado de forma técnica, integrada e com base em inteligência (Foto: Ascom SSP)

Ascom SSP

Duas ocorrências registradas nos últimos dias em Maceió e Viçosa destacam a atuação integrada e firme das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade em Alagoas. Em ambos os casos, os suspeitos morreram após reagirem às abordagens policiais com disparos de arma de fogo.


Em Maceió, uma operação integrada entre o 5º Batalhão da Polícia Militar, o 12º BPM, a Diretoria de Inteligência da PM e a Secretaria de Estado da Segurança Pública resultou na localização de João Paulo Carvalho, de 29 anos, conhecido como “Faixa” ou “Cabelinho”, apontado como uma das principais lideranças de facção criminosa da região do Benedito Bentes.


A ação aconteceu em uma residência no Conjunto Joaquim Leão, após checagem de denúncia anônima recebida pelo Disque-Denúncia (181), que indicava que o suspeito estaria escondido no local. Segundo levantamentos da inteligência, ele era apontado como responsável por ordenar diversos crimes violentos na região do Vale Bentes e Jarbas Oiticica, além de ser investigado como mandante de um duplo homicídio ocorrido no início de abril.


Durante a abordagem, ao entrarem no imóvel, os policiais foram recebidos a tiros. Diante da agressão, as equipes reagiram para preservar a própria integridade física. O suspeito foi baleado, socorrido, mas não resistiu. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre .45. João Paulo utilizava tornozeleira eletrônica e possuía antecedentes por homicídio.


Já em Viçosa, na madrugada de terça-feira (7), equipes do Grupamento de Operações Policiais Especiais (Gopes) foram acionadas para averiguar a denúncia de um homem armado na Rua Vigário Silva, próximo à Passagem de Areia. Havia ainda a informação de que ele teria efetuado disparos no dia anterior, no povoado Santa Ana.


Com apoio do setor de inteligência, os policiais localizaram o suspeito sentado na calçada de uma residência, portando um objeto semelhante a uma arma de fogo. Ao perceber a aproximação das equipes, ele fugiu para o interior do imóvel, desobedecendo à ordem de parada.


Ao entrarem na casa, os militares foram surpreendidos por disparos e reagiram para conter a agressão. Durante o confronto, um soldado foi atingido na perna e um sargento na região do quadril. O suspeito também foi alvejado.


Todos foram socorridos pelas próprias guarnições e encaminhados para atendimento médico. O homem chegou a passar por manobras de reanimação, mas teve o óbito constatado. Os policiais seguem em acompanhamento médico.


Na ocorrência, foi apreendida uma pistola calibre 9 milímetros com munições deflagradas e intactas. De acordo com o levantamento da inteligência, o suspeito possuía extensa ficha criminal, com registros por lesão corporal dolosa, descumprimento de medida protetiva, resistência, ameaça, dano, furto qualificado e associação para o tráfico de drogas. Ele também era investigado por envolvimento com o tráfico e suspeito de participação em um duplo homicídio recente no povoado Santa Ana.


O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou que as ocorrências demonstram a eficiência da integração entre as forças policiais e a responsabilidade de o Estado em combater o crime.


“A Segurança Pública de Alagoas atua de forma técnica, integrada e com base em inteligência. Nosso objetivo é proteger a população e garantir que criminosos sejam responsabilizados. Mas é importante destacar: ninguém está acima da lei. Reagir contra uma abordagem policial é colocar a própria vida e a de outras pessoas em risco. Nossas forças estão preparadas para agir com firmeza sempre que houver ameaça”, afirmou.