Notícias

Quase 30% dos deputados mudam de legenda na janela partidária

Por Poder 360 07/04/2026
Quase 30% dos deputados mudam de legenda na janela partidária
Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto: Foto: Reprodução.)

Quase 30% dos deputados mudaram de legenda durante a janela partidária em 2026. Do total de 513 congressistas na Câmara, ao menos 138 aproveitaram a brecha para migrarem de partido. O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi a sigla que mais filiou deputados. Mas no saldo, entre os que saíram e os que entraram, o Podemos foi a legenda que mais ampliou seu número de integrantes. Os resultados, no entanto, são preliminares porque os partidos ainda não informaram todas as mudanças à Câmara ou aguardam o registro de filiação ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A janela partidária é um período de 30 dias, em anos eleitorais, que permite que deputados federais e estaduais ou distritais troquem de partido sem perder o cargo por infidelidade partidária. Pela regra geral do TSE, o mandato pertence à legenda e não ao candidato. A janela funciona como uma exceção legal para que os políticos se reorganizem partidariamente 6 meses antes do pleito. O prazo começou em 5 de março e foi encerrado em 3 de abril. Os senadores, por sua vez, podem trocar de partido a qualquer momento.

Pré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL) atraiu 21 deputados para reforçar seu palanque, mas o partido perdeu 11 congressistas. O saldo foi de 10 deputados a mais. O total chega a 98. Não alcançou os 105 congressistas como era esperado pelo líder da legenda na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).

O União Brasil, comandado por Antonio Rueda, sofreu a maior baixa no período, com a saída de 29 deputados. Considerando a filiação de 21 deputados, a sigla fica com o saldo negativo de 8 congressistas. Mesmo assim, é o 2º partido que recebeu mais filiados e é a 3ª maior bancada da Câmara.

O Podemos foi o partido que mais ampliou a bancada na janela eleitoral. No saldo total, recrutou 11 deputados a mais e chegou a 26 deputados. O PT não teve oscilações em sua bancada. Permaneceu com 67 deputados e se manteve como a 2ª maior legenda da Casa.

Tags