Notícias

Olhar da Gente beneficia com triagens de catarata moradores de Coité do Nóia

Esta é a 26ª cidade contemplada pela iniciativa

Por Prefeitura de Maceió 27/03/2026
Olhar da Gente beneficia com triagens de catarata moradores de Coité do Nóia
Município é o 26°contemplado pela iniciativa. (Foto: Jonthan Lins/ Secom Maceió)

O programa Olhar da Gente, iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS), chegou à cidade de Coité do Nóia, nesta sexta-feira (27), disponibilizando 200 triagens oftalmológicas para os moradores do município. As cirurgias de catarata dos pacientes atendidos ficaram marcadas para o próximo sábado, no Hospital da Cidade.

Esta é a 26ª cidade contemplada pela iniciativa, que amplia o acesso a atendimentos oftalmológicos e agiliza o tratamento de pacientes com catarata. Segundo a subsecretária de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges, o processo garante rapidez, com exames pré-operatórios feitos na triagem e encaminhamento imediato para a cirurgia, que é simples e segura.

“Os pacientes contam com toda a estrutura necessária, desde o acolhimento, até o acompanhamento antes e depois da cirurgia. O tratamento da catarata é considerado simples, realizado por meio de um procedimento rápido e seguro. Após a triagem, quem precisa operar, sai com os exames pré-operatórios concluídos e com a cirurgia agendada”, informa Roberta Borges.

O programa soma investimento de R$ 9,8 milhões, graças à articulação da senadora Eudócia Caldas. A previsão é atingir cerca de 10 mil cirurgias em 30 municípios alagoanos. Após as triagens, os pacientes seguem para Maceió, onde realizam o procedimento com direito a acompanhamento completo, incluindo exames, pós-operatório, medicamentos e óculos escuros.

Jocelino Barbosa, 45 anos, reside em Coité do Nóia, tem diabetes e estava com dificuldades para marcar a cirurgia de catarata. “Tem um ano que estou com problema na vista, tenho diabetes, isso dificulta. Esperei muito para conseguir e tudo vem na hora certa.  Estou feliz por poder fazer o tratamento que tanto esperei. Estou muito satisfeito com o atendimento que até foi rápido ”, destaca. 

Próximos passos

Após a triagem realizada nesta sexta-feira, os pacientes de Coité do Nóia farão as cirurgias no próximo fim de semana no Hospital da Cidade, em Maceió. O procedimento contará com suporte completo, incluindo exames pré-operatórios, procedimento cirúrgico, acompanhamento pós-operatório, além da entrega de óculos escuros e medicamentos.

Tags