Notícias

Uncisal lança segundo volume de livro que utiliza crônicas na educação em saúde

Por Agência Alagoas 23/03/2026
Uncisal lança segundo volume de livro que utiliza crônicas na educação em saúde
São abordados temas como saúde mental, maternidade, violência, envelhecimento e humanização do cuidado (Foto: Ascom Uncisal)

Danielle Cândido/ Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) lançou, na última sexta-feira (20), o segundo volume do livro Educação em Saúde Mediada por Crônicas: histórias baseadas no método CTM3. A solenidade ocorreu no auditório do Polo de Pós-Graduação Nadeje Amália do Nascimento e reuniu gestores, professores, estudantes e autores da obra, produzida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologia (MEST).


Organizada pelas professoras Almira Alves dos Santos e Ana Marlusia Alves Bomfim, pela egressa Eliane M. C. Warren e pelo professor Geraldo Magella Teixeira, a publicação reúne crônicas produzidas por autores de diferentes turmas do programa. Parte dos participantes também integrou o primeiro volume da obra, publicado em 2023, mantendo a proposta de utilizar a narrativa como recurso educativo.


Durante a abertura, a reitora Pollyanna Almeida destacou a trajetória do programa na estruturação da pós-graduação da universidade e a relevância das produções acadêmicas voltadas à difusão do conhecimento. Segundo ela, iniciativas como a publicação demonstram a capacidade da instituição de produzir conteúdo com alcance social.


"O MEST tem um significado muito especial por ter marcado o início da nossa pós-graduação. Essas produções nos mostram que o conhecimento gerado aqui também precisa chegar à sociedade", afirmou.


A reitora também mencionou os avanços institucionais relacionados à área editorial e à ampliação da pós-graduação. "Estamos estruturando um grupo de trabalho para a Editora Uncisal, com espaço próprio para publicações, e seguimos trabalhando para novos avanços acadêmicos, como a proposta do doutorado", declarou.


A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Mara Ribeiro, ressaltou o caráter coletivo da construção da pós-graduação na universidade e relembrou os desafios iniciais enfrentados pelo primeiro programa stricto sensu da instituição. Ela destacou a evolução da estrutura acadêmica ao longo dos últimos anos.


"Foram anos de muito trabalho coletivo. Quando o MEST foi aprovado, em 2017, ainda não tínhamos nem espaço físico próprio. Hoje, temos um polo de pós-graduação e vemos essa comunidade acadêmica reunida para lançar uma produção do programa. Isso mostra o quanto a universidade se transforma e também transforma as pessoas e o seu entorno", afirmou.


Coordenadora do MEST, a professora Almira Alves dos Santos explicou que o segundo volume mantém a proposta editorial da primeira edição, reunindo crônicas construídas a partir de experiências acadêmicas, profissionais e pessoais. Segundo ela, o objetivo é utilizar a narrativa como recurso para tornar os temas da saúde mais acessíveis ao público.


"São crônicas pensadas como instrumentos de educação em saúde. A ideia é trabalhar conteúdos importantes por meio de histórias que permitam uma leitura mais próxima da realidade das pessoas", explicou.


A professora também destacou que a obra integra o conjunto de produtos educacionais desenvolvidos no mestrado profissional. De acordo com ela, além da dissertação, os estudantes precisam desenvolver materiais que possam ser aplicados em contextos educativos e nos serviços de saúde.


A mesa de abertura também contou com a presença da pró-reitora de Ensino e Graduação, Maria do Desterro da Costa e Silva, da pró-reitora de Extensão, Maria Rosa da Silva, e da vice-coordenadora do MEST, professora Monique Carla da Silva Reis. As gestoras destacaram a importância da produção acadêmica vinculada à pós-graduação e o papel do programa na formação de profissionais.


Narrativas como ferramenta educativa


Entre os autores, está a mestranda Emmanuele Macena, que assina três textos na publicação e destacou o impacto da experiência em sua trajetória acadêmica. Ela relatou que o processo de escrita permitiu transformar vivências pessoais e profissionais em produção científica.


"Foi uma experiência muito significativa porque a gente consegue transformar nossa história em material educativo. Isso também amplia nossa formação e nossa atuação profissional", afirmou.


A estudante também ressaltou o potencial das crônicas como recurso pedagógico. "Quando alguém lê uma narrativa, muitas vezes se identifica com a situação ou reconhece realidades próximas. Isso facilita o diálogo sobre temas que nem sempre são simples de abordar apenas de forma técnica", observou.


O lançamento também contou com a leitura de trechos da obra feita pelos próprios autores e uma homenagem à professora Almira Alves dos Santos, em reconhecimento à sua contribuição para a consolidação da proposta editorial do projeto. Os momentos evidenciaram o caráter coletivo da produção e a participação ativa dos estudantes no processo.


O livro reúne textos que abordam temas como saúde mental, maternidade, violência, envelhecimento e humanização do cuidado. As crônicas utilizam narrativas inspiradas em vivências relacionadas à formação e à atuação profissional como ponto de partida para reflexões sobre educação em saúde.


O e-book está disponível gratuitamente e pode ser acessado pelo link.