Notícias

Dia B Sorridentes movimenta escolas e unidades de saúde em Maceió

A Coordenação Geral de Saúde Bucal de Maceió intensificou serviços e educação propondo maior acessibilidade, conscientização e prevenção

Por Prefeitura de Maceió 20/03/2026
Dia B Sorridentes movimenta escolas e unidades de saúde em Maceió
Saúde bucal nas escolas é uma forma de busca ativa para prevenção e conscientização. (Foto: Cortesia.)

O Dia B Sorridentes é uma mobilização nacional  que realiza um mutirão de Tratamento Restaurador Atraumático. Nesta sexta-feira(20), com o intuito de fortalecer as ações de promoção, prevenção e cuidado à saúde bucal embasada na campanha, a Secretaria de Saúde de Maceió(SMS) levou a campanha às escolas e unidades de saúde da capital.

A campanha nacional  atua na conscientização e prevenção de cárie dental. Em Maceió, o Dia B Sorridentes foi intensificado  através da Coordenação Geral de Saúde Bucal com ações educativas e preventivas.

“A participação dos coordenadores e das Equipes de Saúde Bucal é fundamental nessa campanha nacional, pois esta ação integra o fortalecimento da Atenção Primária, a ampliação do acesso ao cuidado odontológico e a qualificação das práticas assistenciais no SUS. Essa intensificada e ampliada proporciona maior acesso a saúde bucal”, destaca Ducy Farias.

A USF Durval Cortez e a UBS Dr. Helvio Auto promovem durante todo o dia ações educativas. Os CMEIs Suzana Palmeira, Graciliano Ramos, José Madltton Vítor da Silva, Professora Elza Lira e Mestra Virgínia Moraes da Silva estão realizando tratamento restaurador atraumático com os estudantes. Enquanto  as escolas estaduais Prof. Luiz Carlos, Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes e Sebastião da Hora realizam levantamento epidemiológico, escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor.

As escolas municipais Tradutor João Sampaio e Higino e Belo também promovem escovação dental supervisionada e aplicação de flúor. “Essa iniciativa nacional propõe conscientização, prevenção e acessibilidade a serviços de saúde bucal. Começamos no início do mês com planejamento para atingirmos o público que necessita desses atendimentos", conclui Ducy Farias.

A mãe de Eliza, de 4 anos, aluna do CMEI Walter Pitombo Laranjeira, que também recebeu à visita das equipe de saúde bucal, ressaltou a importância da ação. “É muito bom para sabermos como está a saúde dos nossos filhos e para ter acesso mais rápido ao acompanhamento", destacou.

A iniciativa resultará no acompanhamento contínuo dos alunos das escolas e dos usuários nas unidades de saúde, como forma de manter fortalecido o vínculo e compromisso com saúde bucal de Maceió, que já possui consolidada a prestação de serviços odontológicos na capital.

Tags