Deputado propõe homenagem à cientista que avança na regeneração de lesões medulares
Odeputado estadual Sílvio Camelo (PV) apresentou requerimento de moção de aplausos e projeto de lei para concessão do Título de Cidadã Honorária do Estado de Alagoas à cientista Tatiana Lobo Coelho Sampaio. Ela é responsável pelo estudo baseado na polilaminina, proteína extraída da placenta capaz de modular células e reorganizar tecidos do sistema nervoso.
O avanço no uso da substância já permitiu que pacientes paraplégicos e tetraplégicos recuperassem movimentos. O parlamentar, líder do Governo na Assembleia Legislativa, disse ao Alagoas Notícia Boa (ALNB) que as iniciativas são um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela pesquisadora com resultados promissores e repercussão mundial.
“Eu já trabalhei numa universidade, no CESMAC, e sei da importância da pesquisa. Não sou um negacionista. Essas iniciativas, portanto, têm como objetivo criar uma cultura de reconhecimento, trazendo recursos para pesquisas como essa, que fazem com que pessoas com lesões na medula espinhal voltem a recuperar os movimentos e a andar”, disse Camelo ao ALNB.
O deputado protocolou o requerimento e o projeto de lei nessa sexta-feira (20), que deverão ser lidos em plenário na primeira sessão ordinária da ALE de 2026, marcada para próxima terça-feira (24). As propostas seguirão às comissões até a votação, o que deve durar cerca de 60 dias, em média, estima o parlamentar.
A cientista
Tatiana Lobo Coelho Sampaio é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada em Ciências Biológicas, mestre em Biofísica e Doutora em Ciências. Atualmente chefia o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular no Instituto de Ciências Biomédicas.
Ela concedeu, esta semana, entrevista ao programa Sem Censura (TV Brasil), em que explicou como a polilaminina age na recuperação dos movimentos em casos de lesão medular. O programa completo pode ser assistido clicando aqui.