Sesau acolhe 17 novos médicos do Programa Mais Médicos em Alagoas
Suely Melo / Ascom Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (29), um momento de acolhimento de 17 médicos que migraram do Programa Mais Médicos pelo Brasil (AgSUS) para o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e reuniu gestores municipais, representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, além de instituições supervisoras.
O encontro teve como objetivo promover a integração dos profissionais ao Programa Mais Médicos para o Brasil, alinhando diretrizes, apresentando o funcionamento da supervisão acadêmica e conciliando o trabalho conjunto entre Estado, municípios e Governo Federal.

Durante a abertura, a gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, destacou a importância do acolhimento para a consolidação da rede de saúde. “A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas vai acolher 17 novos médicos do Programa Mais Médicos, que vão atuar em 15 municípios do Estado. O Programa Mais Médicos é um pilar para a Atenção Primária à Saúde, uma parceria entre o Ministério da Saúde e os municípios, com o apoio forte da Secretaria de Estado. Hoje estão reunidos médicos, gestores municipais, as instituições supervisoras, a Sesau, a Ufal, além dos apoiadores do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, consolidando esse projeto tão importante para a população”, afirmou.
A referência regionalizada do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde em Alagoas, Rosane Mendonça, explicou que o momento faz parte do processo de migração e integração dos profissionais. Ela explicou que a iniciativa contribui diretamente para a qualificação da Atenção Primária.

“Esse é um evento construído em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e os municípios, para acolher os novos profissionais que migraram do Programa Mais Médicos AgSUS para o Programa Mais Médicos para o Brasil. É um processo conjunto de integração, discutindo o Programa Mais Médicos e ampliando a atenção primária à saúde em Alagoas. Atualmente, o Estado conta com 363 médicos do Programa, com vagas ocupadas em 97 municípios”, pontuou Rosane.

Representando o Ministério da Educação, o apoiador institucional do Programa Mais Médicos em Alagoas, Adriano da Silva, destacou o papel da Supervisão Acadêmica no acolhimento dos novos profissionais. “A Supervisão Acadêmica do Ministério da Educação está presente para mostrar como acontece o trabalho in loco, qualificando as competências técnicas dos médicos para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população. Esse é um momento muito rico, de apresentação, esclarecimento de dúvidas e de nos colocarmos à disposição para caminhar junto com esses médicos que estão chegando agora ao Estado de Alagoas”, enfatizou.