Notícias

Cerest Maceió capacita técnicos das UPAs para preenchimento de fichas de notificação

Encontro reforçou a importância da notificação qualificada para a vigilância em saúde e o planejamento de ações de prevenção

Por Prefeitura de Maceió 29/01/2026
Cerest Maceió capacita técnicos das UPAs para preenchimento de fichas de notificação
Cerest Maceió promove capacitação sobre o correto preenchimento das fichas do SINAN para técnicos das UPAs. (Foto: Wilson Smith)

A Coordenação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Maceió) realizou uma capacitação voltada aos técnicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) responsáveis pelo preenchimento das fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A atividade aconteceu no Auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), no bairro de Jaraguá.

Durante o encontro, foi destacada a relevância do correto preenchimento das fichas como ferramenta essencial para a vigilância em saúde, subsidiando o planejamento e a execução de ações de prevenção e controle de agravos. “A participação dos técnicos é de extrema importância, tendo em vista a necessidade de padronização, qualidade e fidedignidade das informações notificadas, fundamentais para a vigilância em saúde e o planejamento das ações”, ressaltou Sthefane Mendonça, coordenadora geral do Cerest.

A capacitação contou com a participação das médicas do trabalho Teresa Karine e Ana Paula Oliveira, que abordaram aspectos técnicos relacionados às fichas de notificação. Ney Guedes, gerente do Sistema de Informação em Epidemiologia, falou sobre a importância da atuação das UPAs no processo de notificação dos agravos.

A programação também incluiu a fala da assistente social Rozali Costa, responsável pela área técnica Viliância das Violências e Acidentes, a psicóloga Analinne Maia falou sobre transtorno mental, além das assistentes sociais Renata Amorim e Nelcirleide Pontes, que trataram especificamente da temática do trabalho infantil. Encerrando as discussões, a médica do trabalho Teresa Karine abordou a campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão, reforçando o papel da rede de saúde na identificação e notificação desses casos.

Tags