Seduc orienta candidatos sobre acesso aos resultados do SISU 2026 nesta quinta-feira
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) orienta os alagoanos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que fiquem atentos ao resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. O resultado será divulgado nesta quinta-feira (29). O órgão pede atenção aos prazos, e que acompanhem todas as etapas do processo seletivo exclusivamente pelos canais oficiais do Ministério da Educação (MEC).
A lista de aprovados na chamada regular do Sisu poderá ser consultada por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu), utilizando os dados da conta Gov.br.
Além da chamada regular, o sistema também disponibilizará a lista de espera. Os candidatos que não forem selecionados nesta primeira convocação e desejarem concorrer às vagas remanescentes devem manifestar interesse em participar da lista de espera até a próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro.
O acesso ao resultado deve ser feito pelo site oficial do MEC. Após o login, o candidato deve acessar a aba “Boletim do Candidato”, onde será possível verificar a classificação nas duas opções de curso escolhidas durante a inscrição.
A edição 2026 do Sisu traz uma novidade: pela primeira vez, o sistema permite que o candidato concorra às vagas utilizando a melhor nota obtida entre as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referentes aos anos de 2023, 2024 e 2025.
Para isso, é necessário que o estudante estivesse cursando a 3ª série do ensino médio ou já tivesse concluído essa etapa no ano da prova escolhida. O processo é automatizado e o próprio sistema seleciona a maior média para participação no processo seletivo.
Os estudantes da rede estadual de Alagoas tiveram uma média
de participação acima da nacional. Levantamento da Secretaria de Estado da
Educação (Seduc) aponta que, no primeiro dia de provas, 81,57% dos inscritos da
rede estadual estavam presentes, enquanto que, no segundo dia, foram 79,77%. Os
percentuais superam novamente a média nacional. Segundo o Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que coordena o
Enem, a presença em todo o país foi de 73% no primeiro dia e de 70%
considerando os dois dias de prova, índices semelhantes aos do ano anterior.
Divulgação do resultado da chamada regular e lista de espera: 29 de janeiro
Prazo para manifestação de interesse na lista de espera: até 2 de fevereiro