Governo de Alagoas destaca protagonismo do artesanato no 2º Congresso Estadual da Facepaal
Julyan Bomfim / Ascom Serfi
O secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, participou do 2º Congresso Estadual da Federação das Associações, Cooperativas e Entidades Produtivas de Artesãos de Alagoas (Facepaal), em Marechal Deodoro, que reuniu artesãos, gestores públicos, pesquisadores e representantes de instituições ligadas ao fortalecimento do setor artesanal. O encontro contou com a presença do Alagoas Feita à Mão, programa gerido pela Serfi, que executa o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), no estado.
Durante o evento, o secretário Júlio Cezar destacou a importância do congresso para o debate de políticas públicas voltadas ao setor. “É uma alegria muito grande para o Governo de Alagoas e para a Prefeitura de Marechal Deodoro, na pessoa do prefeito André Bocão, receber um congresso para discutir políticas públicas voltadas ao fortalecimento do artesanato e da identidade de Alagoas, que é certificado pelo Governo Federal como um dos melhores artesanatos do Brasil. Receber a Beatriz Ellery, gesttora do PAB, também nos deixa muito animados e esperançosos”, afirmou.

Júlio Cezar também ressaltou o papel do programa Alagoas Feita à Mão no fortalecimento do setor e anunciou novas ações. “O programa foca em fortalecer e investir no artesanato. Nesta segunda-feira (19), será lançado o edital para participação nas cinco feiras anuais de 2026, e o Alagoas Feita à Mão estará presente em todas elas”, completou.
A coordenadora nacional do Programa Nacional do Artesanato (PAB) e coordenadora-geral de Normas, Fomento e Articulação Institucional no Ministério do Empreendedorismo, da Micro e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Beatriz Ellery agradeceu a parceria com o Governo de Alagoas.
“Gostaria de agradecer ao Governo do Estado pela parceria. Vocês são muito parceiros, com muita hospitalidade. Alagoas tem grandes mestres e artesãos que sempre fazem sucesso nas nossas feiras. Parabéns pela gestão, que é de muito êxito e de tantas parcerias. Não lembro de Alagoas ter faltado sequer a uma feira do PAB. Isso é importante porque está mostrando Alagoas para todo o Brasil”, afirmou.