Serfi participa de congresso de agricultura e reforça mobilização para Caravana Federativa
O secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, participou esta semana da abertura do 7º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (CETTR), promovido pela Fetag/Alagoas. O secretário representou o governador Paulo Dantas e destacou diálogo federativo e políticas para o campo. Ele aproveitou para convidar o público a participar da Caravana Federativa do Governo Lula.
Com o tema “Luta por mudanças, construindo alternativas em defesa dos agricultores familiares”, o evento reuniu lideranças sindicais, representantes de cooperativas e autoridades para debater políticas públicas e estratégias de fortalecimento da agricultura familiar no estado.
Consolidado como um espaço estratégico de diálogo e articulação política, o congresso reafirmou o papel histórico da Fetag/AL como entidade representativa atuante em todo o território alagoano. Em sua fala, Júlio Cezar ressaltou sua trajetória pessoal ligada ao campo e reforçou a importância da organização sindical na defesa de direitos e na construção de alternativas para o desenvolvimento rural.
“Também sou filho de agricultor, nascido em Palmeiras dos Índios, de pais trabalhadores rurais. Essa origem molda meu compromisso com o diálogo e com políticas públicas voltadas para quem vive e produz no campo”, afirmou o secretário, ao lembrar sua trajetória como jornalista, ex-vereador e ex-prefeito de Palmeira dos Índios e da sua atual missão à frente da Serfi.
Caravana Federativa
Júlio Cezar destacou, ainda, a prioridade do Governo de Alagoas em manter diálogo permanente com os municípios, o Governo Federal e os movimentos sociais, fortalecendo a cooperação institucional. Aproveitou o momento para falar da Caravana Federativa do Governo Lula, que acontecerá dias 26 e 27 de fevereiro, reunindo ministérios, bancos públicos e equipes técnicas para atendimento direto aos gestores e às organizações.
“Serão dois dias em que Alagoas será a capital federal do Brasil, para resolver pendências, orientar sobre emendas, prestação de contas e ampliar o acesso a políticas públicas”, frisou Júlio Cezar.
Ele defendeu o fortalecimento das cooperativas e a capacitação para captação de recursos, além de destacar experiências internacionais, como a da China, no uso de tecnologia aplicada à agricultura familiar e de subsistência.
Ainda segundo o secretário de Estado Júlio Cezar, a força dos sindicatos e a participação ativa de mulheres e homens na luta cotidiana por direitos, ressaltando a importância da representação política em Brasília.
“Quanto mais vozes comprometidas com essa pauta, mais atenção e resultados teremos. A agricultura familiar tem protagonismo e precisa seguir fortalecida”, concluiu.